sábado, 16 de maio de 2020

BRASIL: Ministério da Saúde confirma general Pazuello como ministro interino da pasta

O Ministério da Saúde confirmou na manhã deste sábado, 16, a nomeação do general Eduardo Pazuello como o novo interino da pasta após a saída de Nelson Teich.

Homem de confiança do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Pazuello estava atuando como secretário-executivo do Ministério da Saúde desde o dia 22 de abril. Sua principal função era coordenar a transição entre a gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta e a do agora também ex-ministro Nelson Teich.

Assim como o presidente, o general é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras. Ele foi coordenador logístico da Operação Acolhida, na fronteira com a Venezuela, e também da Base de Apoio Logístico do Exército. A expectativa é que Pazuello mude o protocolo para o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19, como quer o presidente Jair Bolsonaro. Após o pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich, o Ministério da Saúde divulgou uma nota na sexta-feira, 15, informando que está finalizando novas orientações de assistência aos pacientes com Covid-19.

O principal motivo para a saída de Teich foi a divergência com o presidente Jair Bolsonaro em relação ao protocolo para o uso da cloroquina no tratamento dos pacientes contaminados com o novo coronavírus. Enquanto o ex-ministro defendia o atual protocolo, que prevê o uso apenas em casos graves, com orientação médica e consentimento do paciente, Bolsonaro quer que o medicamento seja usado de forma ampla e no início do tratamento.

A nota do Ministério da Saúde não menciona a cloroquina, mas diz que o objetivo das novas orientações é iniciar o tratamento antes do agravamento dos casos e da necessidade de utilização de leitos de UTI. “Assim, o documento abrangerá o atendimento aos casos leves, sendo descritas as propostas de disponibilidade de medicamentos, equipamentos e estruturas, e profissionais capacitados”, afirma o documento.

O Tempo
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário