sábado, 27 de junho de 2026

ESPORTE: Aos 15 anos, atleta de Parnamirim é líder mundial no Jiu-Jitsu e se prepara para desafios internacionais

Aos 15 anos, a atleta Helena Medeiros Amorim, alcançou um feito de destaque no Jiu-Jitsu mundial: o primeiro lugar no ranking oficial da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), principal entidade da modalidade.

A jovem precisou conferir mais de uma vez a classificação ao acessar o site oficial da federação antes de confirmar a conquista, considerada rara entre atletas brasileiros de sua faixa etária.

Moradora de Parnamirim desde 2019, Helena iniciou no esporte em 2020 e, em apenas seis anos, construiu uma trajetória marcada por evolução rápida, disciplina e sequência de resultados expressivos. Atualmente, treina na academia Gracie Barra sob orientação do professor Bruno Ramos e já acumula 36 medalhas na carreira.

Entre as principais conquistas estão o título do European Kids IBJJF 2026, o vice-campeonato no Sul-Americano IBJJF 2026, além de vitórias no Recife International Open 2025, no Campeonato Estadual da Federação de Jiu-Jitsu do Rio Grande do Norte e nos Jogos Escolares do RN.

A atleta também mantém uma agenda intensa, com previsão de participação em mais de 25 competições ao longo de 2026. Em julho, ela embarca para os Estados Unidos para disputar um campeonato mundial, considerado um dos mais importantes de sua trajetória até o momento.

Helena destaca a experiência internacional como um desafio e uma oportunidade de crescimento dentro do esporte, enquanto projeta como objetivo se tornar atleta profissional e viver do Jiu-Jitsu em alto rendimento.

Com o crescimento das competições, a atleta e sua equipe buscam apoio de empresas interessadas em patrocinar sua carreira, como forma de viabilizar sua participação em torneios nacionais e internacionais e representar o Brasil em eventos de alto nível no Jiu-Jitsu mundial.

A iniciativa abre espaço para empresas interessadas em associar suas marcas ao desempenho da jovem em eventos esportivos e ações de divulgação.

PUBLICIDADE:

JUDICIÁRIO: Comando Vermelho avança no RN e pode fazer Sindicato do Crime desaparecer, diz promotor

O avanço do Comando Vermelho no RN pode levar ao desaparecimento do Sindicato do Crime (SDC) nos próximos anos. A avaliação é do promotor de Justiça Sílvio Brito, da Promotoria de Justiça de Delitos de Organizações Criminosas, com base em relatórios e levantamentos do Ministério Público do RN (MPRN).

Segundo o promotor, a facção criminosa de origem fluminense vem ampliando sua presença no Estado e atraindo integrantes que antes integravam o Sindicato do Crime. “Cada vez tem mais elementos passando para o Comando Vermelho. Há uma tendência de que essa facção domine o RN e, ao mesmo tempo, leve ao desaparecimento do Sindicato do Crime”, afirmou, em entrevista à TV Tropical.

De acordo com Sílvio Brito, o Comando Vermelho deixou de atuar apenas como aliado de facções regionais e passou a buscar o controle direto dos territórios onde exerce influência. O promotor acrescentou que a organização atua em rotas internacionais do tráfico de drogas, fator que amplia sua capacidade financeira e operacional.

Apesar do possível enfraquecimento do Sindicato do Crime, Sílvio Brito alertou que esse cenário não representa, necessariamente, uma melhora na segurança pública. Segundo ele, o predomínio de uma facção de atuação nacional tende a dificultar o enfrentamento ao crime organizado, uma vez que lideranças, fontes de financiamento e arsenais estariam fora do alcance das autoridades estaduais.

O Ministério Público também avalia que a disputa entre as organizações criminosas pode intensificar os confrontos entre integrantes das facções e ampliar os reflexos da violência em diferentes regiões do Estado. Para o promotor, enfraquecer financeiramente essas organizações, por meio da apreensão de recursos e do bloqueio de bens, é uma das principais estratégias para reduzir sua capacidade de atuação.

Via: Blog do BG

PUBLICIDADE:

GERAL: CPRE captura 172 foragidos da Justiça em Natal no primeiro semestre de 2026; 101 eram procurados por roubo e furto

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) capturou 172 foragidos da Justiça em Natal durante o primeiro semestre de 2026.

As prisões foram realizadas pelo Tático Operacional Rodoviário, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), durante ações de fiscalização e patrulhamento, como abordagens preventivas, fiscalização de trânsito e ações de inteligência.

Segundo o balanço da corporação, 101 dos detidos eram procurados por crimes de roubo e furto. Os demais tinham mandados de prisão por outros delitos. Todos detidos têm sido conduzidos à Central de Flagrantes e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional.

Via: BG

PUBLICIDADE:

ECONOMIA: Aneel mantém bandeira amarela e confirma cobrança extra na conta de luz em julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária permanecerá amarela durante o mês de julho, mantendo a cobrança adicional nas contas de energia elétrica dos consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com a decisão, continuará sendo aplicado o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira amarela ocorre por conta da seca, que reduz o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas, aumentando a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado. 

“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado”, explicou a agência.

Via: Agora RN 

PUBLICIDADE:

PRISÃO: Suspeito de homicídio em Caraúbas, no RN, é preso em São Paulo


Um homem de 23 anos foi preso nesta sexta-feira 26 suspeito de participação em um homicídio ocorrido no município de Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte. A prisão foi realizada pela Polícia Civil do RN em ação conjunta com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, no âmbito da “Operação Recomeço”.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2026, em Caraúbas. O suspeito foi identificado como um dos envolvidos na ação criminosa e, após o crime, fugiu para destino incerto.

A partir do registro do caso, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte iniciou as investigações e conseguiu localizar o investigado no estado de São Paulo. Após troca de informações entre as forças de segurança, o homem foi localizado e preso.

O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações continuam com o objetivo de esclarecer a dinâmica do crime e identificar outros possíveis envolvidos.

A Polícia Civil reforçou a importância da colaboração da população e orienta que informações que possam auxiliar as investigações sejam repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Via: Agora RN

 PUBLICIDADE:

MUNDO: Venezuela entra no 3º dia de buscas por desaparecidos e Força Aérea Brasileira inicia apoio com missão de resgate


A Venezuela entrou neste sábado 27 no terceiro dia de buscas por vítimas dos terremotos que atingiram o país na última quarta-feira 24, enquanto aguarda a chegada de ajuda internacional para reforçar as operações de resgate.

De acordo com o balanço provisório do governo, 920 pessoas morreram, 3.360 ficaram feridas e 4.000 estão desabrigadas. Além disso, quase 400 prédios foram danificados ou desabaram completamente.

O número de vítimas pode ser maior. O Escritório de Ajuda Humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 50 mil pessoas estejam desaparecidas. Moradores das áreas atingidas relataram ter encontrado poucas equipes de resgate do Estado durante as buscas realizadas na sexta-feira 26. A ausência de apoio tem aumentado a pressão sobre as famílias, que seguem à procura de sobreviventes sob os escombros.

Agências de assistência consideram as primeiras 48 a 72 horas após o desastre como o período mais importante para resgatar pessoas com vida, embora haja possibilidade de sobrevivência por mais tempo em casos com acesso a água e alimentos.

Na noite de sexta-feira, as autoridades venezuelanas anunciaram o bloqueio de acesso ao estado de La Guaira, região mais afetada pelos tremores, após registro de dificuldades operacionais causadas por trânsito e concentração de pessoas. O governo informou que a entrada será restrita mediante autorização, mas não detalhou os critérios.

Força Aérea Brasileira chega à Venezuela

A ajuda internacional começou a chegar ao país. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma missão humanitária chegou à Base Militar da Força Aérea Venezuelana El Libertador, em Maracay. A aeronave KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus, transportou médicos, cães farejadores e equipamentos para apoio às operações de busca e resgate.

A mobilização brasileira foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e reúne profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MIDR), militares dos Corpos de Bombeiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os terremotos tiveram magnitudes de 7,2 e 7,5 e ocorreram em um intervalo inferior a um minuto na noite de quarta-feira 24. Dados anteriores das autoridades apontavam 235 mortes e 4.300 feridos, números que foram atualizados ao longo dos últimos dias.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

SESSÃO SOLENE: Câmara Municipal de Parazinho homenageia centenário de Seu Jaime Bôa Câmara em Sessão Solene

A Câmara Municipal de Parazinho realizou uma Sessão Solene em homenagem ao centenário de Seu Jaime Bôa Câmara, personalidade reconhecida pelo importante legado de trabalho, dedicação e amor ao município. A solenidade reuniu familiares, autoridades e convidados em um momento marcado pela emoção, reconhecimento e valorização da história de um dos grandes nomes de Parazinho.

Durante a cerimônia, foi prestada uma homenagem especial à esposa de Seu Jaime, Joana D’Arc Rocha da Câmara, além dos demais familiares, como forma de expressar a gratidão do povo parazinhense por toda a contribuição deixada por ele ao longo de sua trajetória e para o desenvolvimento do município. O momento também foi marcado por depoimentos de carinho e reconhecimento ao legado construído em favor de Parazinho.

A homenagem foi uma propositura do presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Porpino, aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A iniciativa reforça o compromisso do Poder Legislativo em preservar a memória daqueles que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e a construção da história de Parazinho.

A Sessão Solene contou com a presença da prefeita Rita de Luzier, que prestou sua homenagem à memória de Seu Jaime, do vice-prefeito Claudão, do presidente da Câmara, Fábio Porpino, de vereadores, secretários municipais, professores, lideranças locais e familiares. Em nome da família, a professora Joana D’Arc Rocha da Câmara agradeceu a presença de amigos, parentes e de todos que participaram da homenagem, destacando a importância daquele momento para manter viva a memória de Seu Jaime Bôa Câmara.

Ao final da solenidade, ficou evidenciado o reconhecimento da população pelo legado deixado por Seu Jaime Bôa Câmara. Sua história de dedicação, trabalho e compromisso com Parazinho permanece como exemplo para as atuais e futuras gerações, reafirmando a importância de preservar a memória daqueles que ajudaram a construir a identidade e o desenvolvimento do município. O Blog Parazinho é Notícia esteve presente realizando a cobertura completa da Sessão Solene, registrando todos os momentos por meio de fotos e texto.

 


























PUBLICIDADE: