quinta-feira, 14 de março de 2024

SAÚDE: Data alerta para perigos da incontinência urinária

O dia 14 de março marca o “Dia Mundial da Incontinência Urinária”, uma forma de chamar a atenção para a condição que faz parte de um grupo de sintomas associados à idade, também conhecidos como LUTS (sintomas do trato urinário inferior, tradução da sigla em inglês).

Apesar de serem pouco falados, os LUTS são muito comuns entre os brasileiros. Estudos apontam que o problema atinge 59% das mulheres e 40% dos homens acima dos 40 anos. E mais de 95% em mulheres e mais de 70% em homens, com pessoas acima de 70 anos. Os LUTS comprometem o funcionamento da bexiga, levando ao aumento da frequência da urina.

Para o urologista Maryo Kempes, as pessoas precisam ter em mente que a condição, mesmo tendo uma incidência maior em pessoas mais idosas, pode afetar a pessoas de todas as idades. “As pessoas precisam ficar atentas a qualquer alteração no funcionamento de seu sistema urinário e procurar ajuda médica especializada se notar sintomas como necessidade constante de ir ao banheiro, inclusive durante à noite, jato fraco de urina e urgência urinária”, alerta o urologista.

Maryo Kempes afirma ainda que a incontinência urinária pode causar problemas que vão além do desconforto físico, afetando também os lados emocional e psicológico dos pacientes. “Em situações mais extremas, por precisarem ir toda hora ao banheiro e pela possibilidade de escape de urina durante atividades cotidianas, algumas pessoas desenvolvem até quadros de depressão e reclusão social”, conta o médico. “Por essa razão, é preciso buscar os tratamentos adequados para reduzir ou mesmo debelar a incontinência”.

Via: Agora. RN 

PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário