sábado, 16 de março de 2024

ELEIÇÕES: “Eleições em Natal serão disputadas em dois turnos”, diz cientista político

As eleições municipais em Natal serão disputadas em dois turnos. É o que defende o cientista político Bruno Oliveira, ao avaliar o resultado da pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura da capital realizada pelo Instituto EXATUS e divulgada na última quinta-feira, 14, pelo AGORA RN. Segundo ele, a maioria das pesquisas para o executivo natalense realizada até hoje, desde 2023, aponta para a possibilidade da existência de um segundo turno, que é reforçado pelo fato de as pré-candidaturas postas até o momento estarem se fortalecendo com o passar do tempo.

A pesquisa revelou, mais uma vez, que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) lidera a disputa, com 34,44% das citações, seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 14,97%. Em terceiro lugar, está o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), citado por 10,7% dos dois mil eleitores entrevistados. Segundo Bruno Oliveira, essa diferença significativa entre os dois primeiros colocados é o bastante para que haja a possibilidade de um segundo turno na Capital. “Apesar de termos uma candidatura consolidada em primeiro lugar, no caso a do ex-prefeito Carlos Eduardo, existem outras candidaturas fortes o suficiente para que eles forcem a existência do segundo turno. São eles: a deputada Natália Bonavides, consolidada no segundo lugar já há bastante tempo, e, mais recentemente, o deputado Paulinho Freire, que ganhou corpo especialmente aproximação com o campo mais à direita da cidade”, explicou.

Para Oliveira, ao fazer o lançamento da sua pré-candidatura ao lado de vários partidos de direita – como o PL, PSDB e Podemos – Paulinho Freire demonstrou que possui força política e o apoio de vários partidos fortes, o que já lhe rendeu alguns pontos percentuais de crescimento nas últimas pesquisas. “Pelo menos, foi o que pudemos perceber, inclusive no levantamento da EXATUS, divulgado nesta semana”. Com relação à pré-candidatura do ex-secretário municipal de Esporte Rafael Motta (PSB), o cientista político destacou que esta ganhou corpo pela expectativa de receber o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), principalmente após a sua saída da Prefeitura Municipal. “É uma candidatura que está mais localizada no campo centro-esquerda, disputa obviamente um espaço com a deputada Natália, mas que na pesquisa EXATUS aparece aí em torno de 10 pontos”.

Oliveira falou ainda que é provável que, “em outros momentos, outros candidatos também apareceram”. “Claro que ainda é cedo para cravarmos, por exemplo, quem vai e quem não vai para o segundo turno. Temos um longo caminho ainda até a eleição em outubro. Mas há, de fato, uma consolidação do primeiro e do segundo lugar, ou seja, Carlos Eduardo e Natália Bonavides. E essa disputa crescente no terceiro lugar, entre Paulinho Freire e Rafael Motta, que pode esquentar a disputa quando chegar o período eleitoral”.

DESDOBRAMENTOS

Sobre a pré-candidatura de Rafael Motta para prefeito de Natal, Bruno Oliveira disse ver um cenário peculiar. “Rafael, que concorreu ao Senado há dois anos, ainda carrega uma lembrança na mente dos eleitores por sua participação nessa campanha majoritária. Embora conte com o aval de seu partido, o PSB, o ex-secretário municipal enfrenta o desafio de não ter consolidado um grupo eleitoral forte o suficiente para respaldar sua candidatura.

Apesar dessas dificuldades, segundo Oliveira, o percentual de aproximadamente dez pontos percentuais nas pesquisas mostra que Rafael ainda tem potencial para crescer e angariar mais apoio ao longo da campanha. Essa margem o coloca em uma posição competitiva, podendo aproveitar essa perspectiva para buscar mais alianças e fortalecer sua candidatura. “Inegavelmente, é um percentual que o deixa gabaritado”.

Bruno Oliveira defendeu ainda que os deputados Natália Bonavides e Paulinho Freire têm se movimentado ativamente com o objetivo de construir um arco de alianças mais amplo, e que indicam uma intensificação da competição eleitoral e o acirramento da disputa pela cadeira de prefeito no Palácio Felipe Camarão.

“Natália se reuniu com vários partidos, mostrando que também vai fazer um arco de aliança mais amplo, busca esse arco de aliança mais amplo, e Paulinho já também apresentou isso no lançamento da sua pré-candidatura. Então, é aguardar as cenas dos próximos capítulos e ver o que vai acontecer”, concluiu.

DADOS DA PESQUISA

A pesquisa realizada pelo Instituto EXATUS e divulgada pelo AGORA RN nesta quinta-feira, 14, mostrou a liderança exercida pelo ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) na disputa pela Prefeitura Municipal de Natal. Citado por 34,44% dos entrevistados, ele ficou com uma vantagem expressiva de quase 20 pontos percentuais em relação à deputada federal Natália Bonavides (PT), que obteve 14,97% das citações.

Em seguida, apareceram o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 10,7%; o ex-secretário de Esporte de Natal, Rafael Motta (PSB), com 10,6%, e a secretária de Planejamento da Capital, Joanna Guerra (Republicanos), com 2,58%. Para o levantamento, com o registro RN-04623/2024 e realizado entre os dias 10 e 12 de março, foram entrevistados dois mil eleitores em Natal. A margem de erro é de 2,19%, com 95% de confiança.

Via:  Agora RN  

Nenhum comentário:

Postar um comentário