A disputa pelas duas vagas do
Rio Grande do Norte no Senado Federal em 2026 já começa a ganhar forma. Pelo
menos sete nomes foram colocados como pré-candidatos pelos partidos
para a eleição deste ano.
Entre eles estão os atuais
senadores Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (PSD), que podem disputar
a renovação de seus mandatos, além de ex-deputados, lideranças partidárias e
representantes do movimento sindical.
A movimentação para a disputa
ao Senado ocorre em paralelo à corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte.
O g1 mostrou que pelo menos seis
nomes já foram anunciados como pré-candidatos ao governo estadual.
Veja quem são os nomes
colocados até o momento para a disputa:
Coronel Hélio (PL)
Hélio Imbrosio de Oliveira
(PL) nasceu no Rio de Janeiro, tem 61 anos, e é coronel aviador da reserva da
Força Aérea Brasileira e empresário. Graduado em ciências aeronáuticas, ele é
presidente do Partido Liberal em Natal e
dirige as relações institucionais da Associação dos Polos Industriais do Rio
Grande do Norte. Trabalhou como gestor militar, depois migrou à política
conservadora. Passou a atuar politicamente a partir de 2014 em manifestações de
rua. Em
2020, foi candidato a prefeito de Natal pelo PRTB, mas não se
elegeu.
Rafael Motta (PDT)
Rafael Huete da Motta, de 39
anos, é engenheiro de produção, empresário e natural de Natal.
Filho e neto de políticos, iniciou a vida pública em 2012 como secretário da
Juventude no Rio Grande do Norte. Em 2014, conquistou o primeiro mandato como
deputado federal pelo PROS, sendo reeleito em 2018 pelo PSB, permanecendo na
Câmara dos Deputados até 2023. Em 2022, disputou o Senado pelo RN e ficou em
terceiro lugar. Em 2024, concorreu à Prefeitura de Natal,
mas não se elegeu. No ano passado, sofreu
um acidente de kitesurfe e chegou a ficar 12 dias em coma induzido. Em
2026 se
filiou ao PDT e lançou pré-candidatura ao Senado.
Por Bruno Vital, g1 RN

Nenhum comentário:
Postar um comentário