Um ciberataque a um
provedor de sistemas de check-in e embarque afetou as operações em vários
aeroportos europeus importantes, incluindo Heathrow de Londres, o mais
movimentado do continente, causando atrasos e cancelamentos de voos neste sábado
(20).
A Collins Aerospace, que
fornece sistemas para várias companhias aéreas, está enfrentando um problema
técnico que pode causar atrasos para passageiros na hora do embarque, disse o
aeroporto de Heathrow.
Os aeroportos de Berlim e
Bruxelas também foram afetados pelo ataque. Este último informou que 10 voos
foram cancelados até o momento, com um atraso médio de uma hora para todas as
partidas dos aviões —as empresas foram forçadas a inserir manualmente os
dados dos passageiros que fizeram check-in no aeroporto ou tinham bagagem
despachada.
A Collins, uma empresa de tecnologia de aviação e defesa com sede em Iowa (EUA), disse que o problema foi detectado em um software chamado Muse, usado para processamento de passageiros. O sistema atende cerca de 300 companhias aéreas em cerca aeroportos, segundo o site da empresa site. “O impacto está limitado ao check-in eletrônico de clientes e despacho de bagagens e pode ser mitigado com operações de check-in manual”, disse a RTX, controladora da companhia, em comunicado.
Essa parece ser ao menos o
segundo problema de segurança cibernética enfrentado pela empresa. Em 2023, os
nomes, endereços e detalhes de contato de pilotos e outros funcionários
afiliados às empresas parceiras da Collins foram supostamente vazados após um
ataque reivindicado por um grupo de “ransomware” (bloqueio de informações
mediante resgate).
Passageiros com voos programados para este sábado foram aconselhados pelos aeroportos afetados a confirmar suas viagens com as companhias aéreas antes de se dirigir ao aeroporto. A British Airways, a maior companhia aérea em Heathrow, disse que não foi afetada porque tinha um sistema de backup que permitia continuar atendendo aos clientes.
A Delta Air Lines disse esperar impacto mínimo nos voos partindo dos três aeroportos afetados, acrescentando que havia implementado uma solução alternativa para minimizar o problema. O aeroporto de Berlim disse em seu site que havia tempos de espera mais longos no check-in e estava trabalhando em uma solução rápida. O aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, não foi afetado, disse um porta-voz.
A EasyJet, que sestá entre as maiores companhias aéreas da Europa, disse estar operando normalmente no momento e não esperava que o problema impactasse seus voos pelo resto do dia.


Nenhum comentário:
Postar um comentário