O Procon Natal já vinha
monitorando os preços de diversos produtos um mês antes do dia promocional,
para constatar se eles realmente estarão em promoção. O consumidor que
conseguir provar a publicidade enganosa poderá reaver o dinheiro pago a mais,
ou em dobro.
Para contribuir com a melhor experiência de compras
durante o dia de hoje, confira as 10 dicas abaixo:
1 – A Black Friday é uma campanha de vendas que traz
descontos relevantes em produtos de todas as categorias e acontece sempre na
última sexta-feira de novembro.
2 – O consumidor deve se informar de como estavam os
preços dos produtos antes da Black Friday para verificar se realmente houve
desconto.
3 – É preciso prestar atenção na política de trocas do
estabelecimento comercial e guardar a nota fiscal.
4 – No caso das compras pela Internet, recomendamos que
não se compre em qualquer site. Pode-se obter informações no CONSUMIDOR.GOV ou
no SINDEC nacional
.
5 – Quando acessar um site de compras, verifique se o
mesmo contém um cadeado de segurança e mantenha sempre o seu antivírus
atualizado.
6 – Para pagamentos online, a melhor opção é utilizar
cartão de crédito e serviços como Paypal ou PagSeguro.
7 – Salve os e-mails trocados com um fornecedor, pois são
comprovantes para o caso de trocas ou não recebimento do produto.
8 – O consumidor tem um prazo de 7 dias para se
arrepender de uma compra feita pela Internet. O prazo começa a contar a partir
do recebimento do produto.
9 – Acesse as pesquisas de preço do PROCON NATAL sobre os
produtos da Black Friday e não seja enganado.
10 – Foi enganado? Procure os órgãos de proteção e defesa
do consumidor: (84) 3232-9050/9052 e pelo WhatsApp (Dénúncia) (84) 98870-3865.
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