sexta-feira, 2 de agosto de 2024

REGIÃO: Rede elétrica de 16 municípios ganha tecnologia que reduz interrupções

A rede elétrica de 16 municípios potiguares ganhou um reforço tecnológico que reduz consideravelmente o tempo das interrupções no fornecimento de energia elétrica. Trata-se do “self-healing” (autorreconfiguração, em inglês), um recurso que permite o restabelecimento automático do serviço após uma falha ou defeito de forma quase imperceptível pelos clientes.

A implantação da tecnologia, que faz parte do Plano de Investimentos de R$ 2,1 bilhões da distribuidora no sistema elétrico potiguar até 2027, beneficia cerca de 119 mil consumidores em Natal, Mossoró, Parnamirim, Assú, Ceará-Mirim, Taipu, Brejinho, São Bento do Norte, Patu, Almino Afonso, Taipu, Tenente Laurentino Cruz, Pedra Grande, Parazinho, Luiz Gomes e Passagem.

“Ao todo, nossa rede elétrica conta com 2.041 equipamentos telecomandados em todas as regiões do estado e, desses, 914 operam com a tecnologia self-healing. Esse reforço na qualidade do fornecimento faz parte da estratégia de adequação da rede elétrica do estado ao conceito de smart grids (redes inteligentes), tendência mundial na distribuição de energia elétrica”, explica o superintendente Técnico da Neoenergia Cosern, Osvaldo Tavares. 

A aposta da Neoenergia Cosern em redes inteligentes, aliada a outras estratégias, tem feito com que os potiguares tenham energia elétrica disponível, em média, durante 99,92% de todas as 8.760 horas de um ano. Em 2023, a distribuidora potiguar foi reconhecida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) como a Melhor do Brasil e a Melhor do Nordeste.

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

  PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário