quinta-feira, 15 de agosto de 2024

EDUCAÇÃO: Escolas públicas do Seridó recebem material educativo sobre a Caatinga

Em uma iniciativa pioneira para promover a educação ambiental e a preservação do Bioma Caatinga, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - Idema, por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea), realizou nos municípios de Caicó e Currais Novos, a entrega de kits de jogos educativos para escolas públicas do Seridó.

O material intitulado “Guardiões da Caatinga” é direcionado para 89 instituições registradas na região. Na terça-feira (13), em Caicó, a equipe do órgão ambiental promoveu a doação do material na Câmara de Vereadores. Já na quarta-feira (14), o Idema esteve em Currais Novos, na Secretaria de Educação, realizando mais um momento de entrega de material para os demais municípios inseridos no território seridoense. Ambos os locais foram oportunidades de interação com os representantes do Sistema Educacional, fortalecendo o compromisso do Instituto com a sensibilização da temática e do engajamento social. Das 89 escolas convidadas para o evento, 61 receberam o material educativo, entre estaduais e municipais, sendo 05 para cada escola representada. No total, foram entregues mais de 300 exemplares.

Os jogos ensinam sobre a relevância desse bioma exclusivamente brasileiro, conhecido por sua rica biodiversidade e capacidade de adaptação ao clima semiárido. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a empresa Fubá Educação Ambiental, Elera Renováveis e o Idema, visando enriquecer o currículo escolar com uma ferramenta lúdica e interativa. “A educação ambiental surge como o principal vetor nessa missão, pois é através do conhecimento e da conscientização que podemos fomentar o respeito e a preservação da Caatinga. Ao educarmos sobre o valor e as vulnerabilidades desse bioma, estamos plantando as sementes para garantir sua sobrevivência para as futuras gerações”, comentou a pedagoga e educadora ambiental do Idema, Laíse Campos.

No Coração da Caatinga
Após a entrega dos kits, os geógrafos e pesquisadores-bolsistas do Núcleo de Mudanças do Clima e Desertificação do Idema, Diógenys Henriques e Anny Nobre, ministraram a palestra "No Coração da Caatinga", abordando as potencialidades do Seridó Potiguar, abordando conceitos, definições relacionadas ao tema, a riqueza natural, principais ameaças e desafios ao bioma. O processo de desertificação e mudanças climáticas. Segundo dados do Observatório da Caatinga e Desertificação, aproximadamente 60% do Rio Grande do Norte está com nível de degradação entre significativo a crítico. O bioma abriga 4.963 espécies de plantas. Sobre a fauna, a Caatinga abriga 1.182 espécies, sendo 10% do total (125 espécies) encontra-se em alguma categoria de ameaça de extinção.

O trabalho do Idema no âmbito da Conservação da Natureza, como a criação e gestão de Unidades de Conservação, foi abordada ao longo da palestra. O pesquisador Diógenys Henriques comentou com os participantes sobre o foco do órgão estadual em fortalecer e ampliar as áreas protegidas no RN, como o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Serra das Araras, que encontra-se em processo de criação. Com uma área de 12.356,31 hectares, o REVIS Serra das Araras está inserido nos municípios de Cerro Corá, São Tomé e Currais Novos, e será criado com objetivos de proteger espécies da fauna e flora, assegurar a preservação e recuperação do bioma Caatinga, manter e recuperar mananciais e cursos d’água, além de favorecer o turismo ecológico na UC

“Entender a importância da Caatinga Potiguar é fundamental para a preservação desse bioma único, que é exclusivamente brasileiro. A Caatinga, muitas vezes subestimada, é rica em biodiversidade e possui uma complexa teia de vida que se adaptou às condições do semiárido. Compreender seus elementos nos ajuda a valorizar e proteger esse patrimônio natural”, comentou Henriques.

Engajamento e responsabilidade coletiva
Logo após a apresentação dos geógrafos, a historiadora e educadora ambiental da Spea/Idema, Bárbara Cavalcante, falou sobre os jogos que integram o kit educativo e a abordagem de cada um deles, como o espírito de cooperação e responsabilidade coletiva perante o meio ambiente. “A Caatinga carrega uma identidade cultural muito forte e uma ampla diversidade biológica. Disseminar essas informações através da educação de forma lúdica é criar vínculo e sentimento de pertencimento. O material doado é mais do que um jogo, é uma ferramenta com potencial de transformar a percepção dos jovens sobre o meio ambiente e seu papel na conservação”, pontuou Cavalcante.

Por meio de aventuras e desafios, os alunos aprendem sobre a fauna, flora, os aspectos socioculturais, tradições, curiosidades, principais desafios ambientais que ameaçam essa região, incentivando a responsabilidade ambiental desde cedo. Para viabilizar a doação do material aos municípios foi feita uma articulação entre o Idema e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Para as escolas estaduais, o contato foi com as Diretorias Regionais de Ensino e Cultura do RN (DIRECs).

A representante da Secretaria de Educação e da Cultura de Parelhas, Clebiana Azevedo, destacou que os jogos têm sido muito bem aceitos pelos alunos e professores, provocando o senso crítico e multiplicando o conhecimento no município. “Estamos muito felizes em introduzir o ‘Guardiões da Caatinga’ em nossas escolas. Este jogo não só educa, mas também inspira os nossos alunos a se tornarem multiplicadores do meio ambiente. A Caatinga é uma parte vital do nosso ecossistema, e é crucial que as próximas gerações entendam sua importância e aprendam a protegê-la.”

A iniciativa reforça o compromisso do Idema em interiorizar suas ações de sensibilização, integrando o ensino tradicional com novas metodologias que estimulam a criatividade e o engajamento dos alunos. “Os jogos desenvolvidos pela empresa de São Paulo Fubá Educação Ambiental, em parceria com a Elera Renováveis, estimulam o espírito de coletividade a partir das dimensões da participação, valores e conhecimento”, finalizou a pedagoga Laíse Campos.










 PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário