sábado, 10 de agosto de 2024

BRASIL: Avião cai no interior de SP e deixa 61 mortos, sendo 1 morador do RN

Um avião com 57 passageiros e quatro tripulantes que saiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, caiu no início da tarde desta sexta-feira 9 na cidade de Vinhedo (SP). Não houve sobreviventes.

Inicialmente, a companhia aérea Voepass (antiga Passaredo), responsável pelo voo, havia reportado 58 passageiros, mas retificou a informação no fim da tarde. É o acidente aéreo com o maior número de vítimas em solo brasileiro desde 17 de julho de 2007, quando uma tragédia com aeronave da TAM deixou 199 mortos.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra (PT), uma das vítimas era o representante comercial Thiago Almeida. “É com muita tristeza que estou acompanhando as informações sobre o acidente aéreo em Vinhedos, no interior de São Paulo. Entre as 61 vítimas, está Thiago Almeida Paula, natural de Fortaleza, mas morador de Mossoró há muitos anos”, disse a governadora.

Thiago estava no Paraná para participar de uma convenção de vendedores de produtos da empresa Ghel Plus, que produz pias, válvulas e lixeiras. Ele estava voltando para casa.
 O acidente com o voo de matrícula PTB 2283 aconteceu em uma área residencial. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave não atingiu nenhuma residência.

A companhia aérea diz que está prestando pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores. A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na investigação. Durante cerimônia em Santa Catarina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu um minuto de silêncio para as vítimas.

À noite, o presidente assinou decreto de luto oficial de três dias. O Decreto nº 12.135 foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. “Em memória das 61 vítimas do trágico acidente em Vinhedo, decretamos luto oficial de 3 dias no País”, escreveu o presidente em publicação nas redes sociais. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que estava em um evento em Vitória, foi para Vinhedo acompanhar a operação de resgate.

O avião fez uma curva brusca nos momentos finais do voo e caiu aproximadamente 4 mil metros em cerca de 1 minuto, de acordo com informações da plataforma de monitoramento de aeronaves Flightradar. Segundo a plataforma, o avião decolou normalmente e, após 24 minutos, subiu até atingir 5 mil metros de altitude às 12h23, e seguiu nessa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude. Nesse momento, a aeronave fez uma curva brusca. Às 13h22 – um minuto depois do horário do último registro – a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros. De acordo com o site, a velocidade dessa queda foi de 440 km/h.

PASSAGEIROS ESCAPAM DE ACIDENTE. Alguns passageiros ficaram emocionados em Cascavel logo após tomarem conhecimento do acidentes. Eles deveriam estar no avião, mas ficaram no aeroporto após perder o voo. Em um dos casos, passageiros não chegaram a tempo no aeroporto devido ao atraso de um motorista de aplicativo. Outros passageiros relataram ter confundido o guichê da companhia aérea, só acertando o local poucos instantes antes da decolagem, o que os impediu de seguir viagem. Um dos passageiros foi filmado em uma ligação por vídeo com a filha relatando sobre ter escapado do acidente.

Gelo nas asas pode ter sido causa do acidente 

Via: Agora RN

  PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário