Na comparação com os 43 países que aplicaram os testes no
4.° ano do fundamental, o Brasil teve média de 419 pontos (entre zero e mil),
pouco acima da pontuação mais baixa da escala. Assim, ficou atrás de
Usbequistão e Azerbaijão e estatisticamente empatado com Irã, Kosovo e Omã.
A avaliação mede as habilidades de leitura dos estudantes,
analisando se são capazes de localizar informações, interpretar, articular
ideias e analisar de forma crítica o conteúdo do texto. Foi a primeira vez que
o Brasil participou dessa avaliação organizada pela IEA (International
Association for the Evaluation of Educational Achievement), cooperativa
internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas.
A edição de 2021 enfrentou alguns desafios logísticos de
aplicação, por causa da pandemia. Alguns países, como os Estados Unidos, não
aplicaram o exame no 4º ano escolar, mas no 5º. Outras nações, como o Japão,
não participaram da avaliação, que é viabilizada por adesão dos governos
locais. Já o Canadá fez aplicações por províncias, como Quebec.
Via: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário