segunda-feira, 11 de setembro de 2023

ECONOMIA: Vinho sem álcool? Produtores brasileiros apostam em opções com teor zero

Vinícolas brasileiras estão apostando na oferta da bebida em versões zero álcool ou com baixo teor alcoólico. Entre as gigantes do setor, a Aurora tem mesclado o lançamento de produtos com a busca por tecnologia no exterior para expandir o mercado nacional.

Reportagem do site da Exame informa que o crescimento no consumo de bebidas sem álcool é ligado principalmente a novos hábitos da geração mais jovem e encontra motivações que vão da religião à saúde.  Um estudo da IWSR, que pesquisa o setor de bebidas, mapeou que as vendas de produtos sem ou com baixo teor de álcool nos 10 principais mercados – incluindo o Brasil – totalizou US$ 11 bilhões em 2022. O aumento é de 37,5% em relação a 2018. Os produtos zero álcool representaram 70% do faturamento.

No caso dos vinhos sem álcool, a Fact.MR estima que a demanda crescerá 10% ao ano no mundo entre 2023 e 2033, passando de US$ 2 bilhões para US$ 5,2 bilhões. Especialistas apontam que uma das razões para isso é um público cada vez mais diversificado, desde quem só ingere bebidas sem álcool até os que preferem intercalar o consumo com as alcoólicas. O cuidado com a saúde e o estilo de vida são os principais motivos.

“As pessoas, no geral, querem beber menos, mas com melhor qualidade. Neste contexto, os vinhos sem álcool entram em um ponto importante que é a representação social, além de contemplar quem, por saúde ou até mesmo opção pessoal, não quer ou não pode fazer consumo de álcool”, analisa, em entrevista à Exame, a educadora de vinhos Keli Bergamo.

Via: Bahia. BA

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