A Santa Sé divulgou, neste
sábado, 1º, a nomeação do novo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé. O
Papa Francisco escolheu o arcebispo de La Plata, Dom Víctor Manuel Fernández,
para suceder o cardeal Luis Francisco Ladaria Ferrer, S.J., que concluiu o seu
mandato.
O Dicastério para a Doutrina da Fé é uma das instituições componentes da Cúria Romana, corpo administrativo que auxilia o Papa a governar a Igreja. A missão deste Dicastério é ajudar o Santo Padre e os bispos no anúncio do Evangelho em todo o mundo, promovendo e tutelando a integridade da doutrina católica sobre a fé e a moral. Dom Víctor Manuel também assumirá os cargos de presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional, ocupados pelo prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé. Outra comissão abarcada neste departamento é a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, que foi instituída pelo Papa Francisco.
Além disso, o Pontífice frisa que qualquer concepção teológica que, em última instância, ponha em dúvida a onipotência de Deus e, especialmente, sua Misericórdia, deve ser considerada inadequada. “Precisamos de um pensamento que saiba apresentar de forma convincente um Deus que ama, que perdoa, que salva, que liberta, que promove as pessoas e as chama ao serviço fraterno”, relata o Papa.
Diante desta riqueza da doutrina da Igreja, o Santo Padre também orienta Dom Víctor Manuel a garantir que os documentos do próprio Dicastério e de outros tenham um adequado suporte teológico. Por fim, Francisco o abençoou nesta nova missão, rogando a intercessão da Virgem Maria, e, como de costume, pediu que o arcebispo não deixe de rezar por ele.
Na Assembleia de 2017 da Conferência Episcopal Argentina, Dom Víctor Manuel foi eleito presidente da Comissão Episcopal de Fé e Cultura (comissão doutrinal). Em junho do ano seguinte, foi nomeado arcebispo de La Plata. Foi membro do Pontifício Conselho para a Cultura e consultor da Congregação para a Educação Católica. Atualmente é membro do Dicastério para a Cultura e a Educação. Publicou mais de 300 livros e artigos científicos, muitos dos quais foram traduzidos para vários idiomas.
Via: Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário