Comparativamente, na administração de Jair Bolsonaro
(PL) de 2019 a 2022, as TVs receberam 47% do total da verba destinada à
publicidade, conforme dados da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da
Presidência da República e dos ministérios. Segundo informações da Secom, em
2023, emissoras de TV e rádio da Globo receberam R$ 54,4 milhões para veicular
a propaganda oficial do governo, enquanto a Record recebeu R$ 13 milhões, o SBT
R$ 11 milhões, a Band R$ 5 milhões e a RedeTV! e EBC R$ 1 milhão cada.
A
maior parte do valor destinado ao grupo Globo foi para veiculações na TV, com
adições menores ao site Globo.com (R$ 394,5 mil) e às emissoras de rádio CBN
(cerca de R$ 345 mil). Essa maior canalização de verba para TVs resultou em uma
redução nos investimentos em propaganda na mídia estrangeira, na internet e no
rádio.
Durante
os quatro anos de governo Bolsonaro, a mídia estrangeira recebeu 21% da fatia
da publicidade, a internet 18% e o rádio 12%. Já sob a gestão de Lula, esses
percentuais caíram para 10%, 8% e 7%, respectivamente. No ranking das 15
empresas que mais receberam verbas de publicidade durante o governo Bolsonaro,
estavam as gigantes de tecnologia Meta (Instagram e Facebook), Google e
Twitter.
Sob
o governo Lula, a Meta (recebendo R$ 2,2 milhões nesses seis meses) e o Google
(R$ 1,2 milhão) permanecem no top 15, enquanto o TikTok (R$ 1,4 milhão) e o
Kwai (R$ 600 mil) foram adicionados à lista.
Via: Bahia.
BA
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