Centenas de equipes de resgate
recuperaram 27 corpos enquanto avançavam no quarto dia de buscas por dezenas de
pessoas ainda desaparecidas depois que fortes chuvas de monção provocaram um
grande deslizamento de terra em uma vila no oeste da Índia, disse uma autoridade neste domingo (23).
Desde que o deslizamento de terra atingiu a Vila de Irshalwadi na noite de quarta-feira (19), no distrito de Raigadh, a cerca de 80 quilômetros de Mumbai, capital do estado de Maharashtra, 78 pessoas ainda estão desaparecidas. Os socorristas usavam principalmente varas e pás. Equipamentos pesados, como escavadeiras e escavadeiras, não conseguiam chegar ao vilarejo sem estradas pavimentadas e com um enorme lodo ao redor, disse Deepak Avadh, funcionário da Força Nacional de Resposta a Desastres. Um esquadrão de cães também foi implantado para detectar quaisquer sobreviventes.
Da base da colina, leva cerca de 90 minutos para chegar a Irshalwadi a pé. A chuva e a ameaça de mais deslizamentos de terra fizeram com que a operação de resgate fosse suspensa durante a noite, disse a agência de resgate. Entre os mortos estão quatro crianças, disse a agência de notícias Press Trust of India, acrescentando que 75 pessoas foram resgatadas. Quatro pessoas estão hospitalizadas.
A Índia sofre regularmente inundações severas durante a estação das monções, que ocorre entre junho e setembro e traz a maior parte das chuvas anuais do sul da Ásia. As chuvas são cruciais para as culturas de sequeiro plantadas durante a estação, mas muitas vezes causam grandes danos.
O que dizem os cientistas:Os cientistas dizem que as monções estão se tornando mais erráticas por causa das mudanças climáticas, levando a frequentes deslizamentos de terra e inundações repentinas no norte do Himalaia na Índia.
Por Associated Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário