terça-feira, 14 de março de 2023

POLÍTICA: Governo reduz teto de juros do consignado a beneficiários do INSS de 2,14% para 1,70% ao mês

O Conselho Nacional de Previdência Social decidiu nesta segunda-feira 13 baixar o teto de juros cobrados no empréstimo consignado a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O ministro da Previdência e presidente do conselho, Carlos Lupi, anunciou a redução do teto dos atuais 2,14% ao mês para 1,70% para aposentados e pensionistas. A decisão foi tomada por 12 votos a 3.

“Como presidente do Conselho, fico orgulhoso em participar desta decisão”, escreveu Lupi no Twitter. “Baixar os juros é a bandeira do nosso governo, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar!”, afirmou. O teto de juros de 2,14% ao mês para beneficiários do INSS no empréstimo consignado – aquele com o desconto já na folha de pagamento ou no benefício – estava em vigor desde o início do ano passado.

O Conselho Nacional de Previdência Social estipula somente o teto dos juros; a taxa cobrada fica a cargo das instituições financeiras. O conselho é composto por representantes do governo, aposentados e pensionistas, trabalhadores em atividade e empresas. A redução das taxas vinha sendo defendida pelo ministro Lupi. Ao tomar posse, em 3 de janeiro, criticou o patamar dos juros aos aposentados, que definiu como altos, se dirigindo ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, e o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, que estavam presentes na cerimônia.

Via: Agora RN

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário