terça-feira, 18 de outubro de 2022

SAÚDE: Idosos que praticam exercícios têm até 70% menos risco de morte, diz pesquisa

Segundo o IBGE, as pessoas idosas são 14,7% dos brasileiros, um aumento de 39,8% entre 2012 a 2021. Com este dado, é possível perceber o envelhecimento populacional e a necessidade crescente de priorizar a qualidade de vida das pessoas por meio de hábitos mais saudáveis.

Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine demonstrou a importância dos exercícios físicos para idosos: 30 minutos de atividades de baixa intensidade diária já são suficientes para reduzir o risco de morte em 17%. Em atividades moderadas ou intensas, o índice é de 33%. Depois dos 70 anos, a redução no risco de morte pode alcançar os 70%. A professora da academia Pulse Rayssa Brito ressalta que o exercício físico atua na prevenção e manutenção da saúde em qualquer faixa etária, porém os processos naturais degenerativos ligados ao envelhecimento são inevitáveis.

“A prática regular para os idosos é importante porque traz benefícios para a saúde de forma geral: melhora capacidades fisiológicas, psicossociais e motoras; proporciona aumento de força e ganho de massa muscular; melhora funcionalidades do cotidiano, trazendo independência, e pode controlar e prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão etc.”, explica.

A profissional de Educação Física destaca, ainda, a importância das avaliações médicas para uma prática segura dos exercícios. “Precisamos garantir que o idoso de fato esteja apto a iniciar ou permanecer nos treinos”, diz. “Também é importante agregar uma alimentação saudável, rica em nutrientes que possam suprir as necessidades fisiológicas durante e após o treino”.

Rayssa alerta também para a necessidade de evitar atividades nas quais o idoso não se sinta seguro ou que levem à exaustão e lugares com temperaturas quentes demais ou frias demais. Além disso, é preciso aumentar a ingestão de água para facilitar a regulação hídrica.

Sobre os exercícios mais indicados para as pessoas acima dos 60 anos, a professora reforça a importância de estimular atividades que atuam melhorando as capacidades físicas funcionais e motoras.

“É indicado combinar força, flexibilidade, velocidade, resistência, coordenação motora e equilíbrio, que são funcionalidades diretamente ligadas à independência do idoso”, afirma. “Podem ser praticados em academias ou ao ar livre, desde que acompanhados de um profissional capacitado”.

Via: Blog do FM

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário