terça-feira, 11 de outubro de 2022

EVENTOS: Dia das Crianças é no Parque das Dunas RN

Na próxima quarta-feira (12) tem programação especial voltada para o público infantil com muita música e ações de prevenção a queimaduras.

Em comemoração ao Dia das Crianças, na próxima quarta-feira (12), às 10h, o Som da Mata leva ao palco do Anfiteatro Pau-brasil, no Parque das Dunas, o projeto Ilha de Música que atua desde outubro de 2006 na Comunidade da África, na Redinha, atendendo gratuitamente crianças e adolescentes. O grupo musical é composto por integrantes que executam diversos instrumentos como: flauta-doce, trompete, trombone, piano, guitarras, violão, bateria e percussão. Este grupo está se renovando e no “Sonzinho da Mata” a maioria deles fará sua primeira apresentação pública. O repertório inclui clássicos da música brasileira, composições do maestro e um dos mentores do projeto, Gilberto Cabral, e tradicionais cantigas de roda.

Em 2009, o projeto Ilha de Música foi reconhecido pelo Governo do Estado como projeto de utilidade pública; em 2010, indicado para o Prêmio CUFA- Projetos Sociais; em 2011 recebeu o prêmio Hangar – projeto social de destaque; e em 2012, foi um dos sete selecionados, dentre 92 projetos de todo o Brasil, para participar da IV Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte, evento que une dança, música e teatro, no Rio de Janeiro. Em Junho de 2012, Ilha de Música recebeu o Diploma do “Mérito pela Valorização da Vida”, emitido pelo Ministério da Justiça.

No período da tarde, a Associação de Voluntários Pró-Queimados (AVPQ) promove atividades, das 14h às 17h, sobre prevenção de queimaduras. Entre as ações programadas, haverá uma cozinha gigante onde adultos poderão ter a mesma sensação e perspectiva de uma criança naquele ambiente, atores maquiados reproduzindo casos reais com ferimentos de segundo e terceiro graus, palestras, distribuição de panfletos, apresentação cultural e muitas outras orientações do que fazer quando alguém sofre uma queimadura.

Serão também encenadas as situações mais corriqueiras de queimaduras em casa, especialmente, com crianças mexendo no fogão, puxando a toalha da mesa, colocando dedo na tomada e atravessando a cancela de acesso à cozinha. Outras informações terão como tema: fios desencapados, fio de ferro elétrico e líquidos inflamáveis. Além disso, serão ensinadas técnicas seguras de como empinar pipas, acender uma churrasqueira, onde e como fazer uma fogueira, como apagar o braseiro ao fim de uma festa, soltar fogos de artifício com segurança, suas classificações e quem deve usar que tipo.

Militares do Corpo de Bombeiros mostrarão como extinguir com um princípio de incêndio em um botijão de gás, fazer a instalação correta do fogão e do registro, mostrando ainda os tipos e o uso correto dos extintores de incêndio. O chefe do CTQ do HMWG, Marco Almeida, é um dos integrantes da AVPQ e alerta que “anualmente mais de um milhão de brasileiros são vítimas de queimaduras. Destes, 30% são crianças. Este dia de conscientização deve ser prestigiado pelo maior número possível de pessoas. Serão informações de extrema importância que serão repassadas e que podem chegar a salvar uma vida”.

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário