A
Neoenergia Cosern inicia nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, a entrega da
nova fatura de energia elétrica com maior detalhamento sobre consumo, custo e
impostos aos mais de 1,5 milhão de clientes em todo o Rio Grande do Norte. O
documento segue as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política
Fazendária (Confaz) para todas as distribuidoras no país, que passarão a
utilizar a Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica (NF3e).
A
nova conta de luz traz mais informações sobre o consumo de cada unidade, o
valor das tarifas — Tarifa de Energia (TE) e Tarifa de Uso do Sistema de
Distribuição (TUSD) — e os impostos — PIS/Cofins, que são federais, e ICMS,
estadual. Esses dados antes eram apresentados em três colunas e agora são
mostrados em dez, de maneira mais detalhada. Além disso, há um QR Code que pode
ser utilizado para verificar a autenticação digital.
“A
nova conta de energia elétrica traz as informações sobre o serviço de forma
mais segura, fácil e transparente para a distribuidora, o Fisco e os nossos
clientes. Essa mudança representa mais um avanço na digitalização dos processos
para que sejam cada vez mais eficientes, além de incentivar o relacionamento
com os consumidores por meio digital”, afirma Leonardo Moura,
superintendente de Processos Comerciais da Neoenergia.
A
fatura traz outras mudanças, como o uso do termo “Código do Cliente” em
substituição a “Conta Contrato”, que aparece na parte superior direita do
documento. Esse número permite o acesso às informações pessoais nos canais de
atendimento da companhia, em que o cliente pode fazer solicitações, negociações
e consultar informações sobre a conta e serviços diversos.
As
informações são apresentadas na fatura com uma fonte maior, facilitando a
leitura, e tem novidades como um campo para as informações sobre o medidor de
consumo e o aumento do quadro que mostra avisos de débito, atendendo a uma
demanda verificada em pesquisas. A entrega da fatura continua sendo feita nos
mesmos formatos: impressa, por e-mail para quem optou pela fatura digital, ou
ainda por meio dos canais de atendimento da Neoenergia, como os sites das
distribuidoras, SMS e WhatsApp.
O novo modelo segue, além das determinações do Confaz sobre a Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica, as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do setor, e da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), instituição da qual as concessionárias da Neoenergia fazem parte.
• Enviar um WhatsApp para o número (84) 3215-6001.
• Telefonar para o 116.
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