quinta-feira, 15 de setembro de 2022

REGIÃO: Esperanza Quantum e população Parazinhense dialogam sobre Prevenção e combate a Queimadas e incêndios florestais

Uma reunião de suma importância para a população parazinhense ocorreu na tarde desta quinta-feira (15), na câmara de vereadores da cidade (Palacio João Boa Sobrinho). O encontro tinha por objetivo apresentar as medidas cabíveis para prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais envolvendo parques eólicos e suas proximidades, além de trazer o diálogo junto a população apresentando problemas e soluções para diminuir o risco de agressões ao meio ambiente. Estas reuniões fazem parte do programa “observatório anti queimadas” e compõem o cronograma do calendário 2022. 

Participaram da reunião a secretária de Meio Ambiente Silbenia Saraiva, o chefe de gabinete Igor Henrique, o chefe de gabinete administrativo Enoque Bezerra, o secretário de transportes Neto, a secretária de saúde Doriane Graciano, secretário de agricultura Heraldo Câmara, o presidente da Rádio Paraiso FM 87,9 (Parazinho-RN) João Batista e representantes da sociedade civil. 

Esteve no evento a geografa e analista ambiental Luna Moreira pela Draxos (empresa de consultoria e gestão ambiental), ela comandou a conversa e fez as devidas orientações e esclarecimentos a respeito das diferenças entre queimada ilegal e legal, isto é controlada.  

A palestrante Luna ainda concedeu entrevista a equipe da rádio local (Paraíso FM 87,9) Marcos Santos e Berg Oliveira.

Programa Observatório ANTIQUEIMADAS:
A Quantum, atualmente é a empresa responsável pela operação de cinco linhas de transmissão, distribuídas em estados do Nordeste, Sudeste e Centro-oeste do país. Esses empreendimentos, associados às subestações compõem o Sistema de Transmissão de Energia da QUANTUM, que contribui para o intercâmbio de energia elétrica entre as regiões do Brasil e adiciona ainda mais confiabilidade ao suprimento desse importante recurso para a população.

A instalação e a operação desses componentes elétricos foram autorizadas pelos órgãos ambientais competentes, mediante o compromisso do empreender e desenvolver de Programas ambientais para garantir a redução de possíveis impactos negativos bem como a potencialização dos efeitos positivos. o calendário educativo do programa observatório anti queimadas faz parte da campanha anual de prevenção e combate a Queimadas e incêndios florestais da QUANTUM, que busca promover um diálogo com a população que reside ou trabalha próximo as linhas de Transmissão e subestações associadas. 

A Quantum possui mais de 2.000 quilômetros de linhas de transmissão, envolvendo 7 estados da federação (Ceara, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais) com mais de 80 municípios interceptados, e inclui 3 biomas (caatinga cerrado e mata Atlântica). São cinco empresas colaboradoras envolvidas neste projeto: Esperanza Transmissora de Energia S.A. – Odoyá Transmissora de Energia S.A. – JMM Transmissora José Maria de Macedo de Eletricidade S.A. – Giovanni Sanguinetti Transmissora de Energia S.A. – Veredas Transmissora de Energia S.A.

São vários os prejuízos relacionados a prática de queimadas para a biodiversidade, para a saúde da população e para o abastecimento de energia elétrica. 

A federação Brasileira é composta por 6 grandes biomas entre eles estão: Amazônia, Caatinga, cerrado, Pantanal, mata Atlântica e Pampa. Em 2021 aproximadamente 218 km² do território brasileiro foram atingidos por focos de incêndio sendo cerrado o bioma mais prejudicado (representa 57%) enquanto que a caatinga equivale a 10% do total (3º bioma mais prejudicado). Nesses territórios as principais causas de incêndios florestais são as altas taxas de desmatamento e a prática de Queimadas irregulares nos períodos de seca entre os meses de julho e outubro. 

Na presença de incêndios florestais a rede de Transmissão de energia elétrica sofre com desligamento forçado. não só o fogo, mas também há os vestígios somada a fumaça são responsáveis pelos desligamentos não programados de Transmissão de energia do país. de acordo com o relatório de desligamentos de linhas de Transmissão provocado por Queimadas, elaborado pela agência nacional de energia elétrica (ANEEL,2018) as Queimadas ou fogo que atinge as linhas de Transmissão são os maiores causadores de interrupções no abastecimento energia elétrica. 

O bioma predominante em nossa região é a caatinga, ela é o bioma semiárido mais biodiverso do mundo e é considerado um patrimônio biológico do semiárido brasileiro esse título é justificado pela presença de aspectos únicos sobretudo em relação a adaptação climática das plantas e animais que acontece por conta dos períodos de estiagem e secas extremas característicos do clima semiárido a caatinga ocupa uma área de aproximadamente 850 mil km² o equivalente a 11% do território nacional e 70% da região do nordeste, aliás as linhas de Transmissão da Quantum atravessam os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Paraíba estão instalados neste bioma. 

Segundo os dados do INPE, em 2021 foram identificadas 14.359 queimadas irregulares no estado, sendo 6.491 desses focos de incêndio somente em outubro o que representa 45,2% do total de Queimadas da região. 


Texto: James Fonseca
Fotos: João Batista













PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário