Uma recente pesquisa
da Unio Company, gestora de estruturação de negócios, mostrou que
criar uma empresa e gerenciá-la no Brasil não é uma tarefa vista como fácil por
empreendedores, independentemente do tamanho. De acordo com o levantamento, cerca
de 50% das companhias no país não chegam a cinco anos de existência. Combinando
dados próprios e de mercado, a gestora avalia os desafios enfrentados por
empreendedores nos primeiros anos de operação como preocupantes.
Para Gustavo Didier, CEO da
Unio Company, o número reflete as dificuldades pelas quais
principalmente pequenos e médios negócios passam. “Muitas vezes, eles
carecem de planejamento estratégico sólido, além de uma gestão financeira mais
robusta”, explica. Outros pontos de tensão mencionados pelo CEO são o ambiente
econômico instável e as barreiras estruturais do país, que contribuem para essa
taxa. “Essa realidade está em consonância com dados oficiais e com o cenário
mais amplo do empreendedorismo no Brasil”, afirma..
Mas, segundo a avaliação da
Unio, o principal motivo pelo qual as empresas fracassam é a falta de
tenacidade. “As empresas que têm sucesso são aquelas que estão dispostas a
abraçar desafios, inovar e, acima de tudo, manter um planejamento consistente
de longo prazo”, reforça o CEO. A capacidade de enfrentar desafios de forma
persistente é entendida como um dos recursos mais essenciais para destravar o
potencial do negócio e levá-lo adiante. Ainda de acordo com a análise da
companhia, soma-se a este problema o cenário econômico brasileiro
frequentemente instável e questões tributárias e fiscais.
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