quarta-feira, 23 de outubro de 2024

MUNDO CRISTÃO: Santa Sé recebe documentação de beatificação do Padre João Maria

O processo de beatificação do Padre João Maria Cavalcanti de Brito, da Arquidiocese de Natal, e da Irmã Adélia, da Diocese de Pesqueira (PE) está avançando e chegou a uma fase importante. Esses dois servos de Deus, que foram exemplo de vida cristã, estão mais perto de serem reconhecidos como Santos pela Igreja.

Na última quinta-feira, dia 17 de outubro, Frei Jociel Gomes, responsável por acompanhar essas causas, entregou à Santa Sé os documentos reunidos na Arquidiocese de Natal (RN) e na Diocese de Pesqueira (PE). Agora, as autoridades do Vaticano vão verificar se tudo foi feito conforme as normas da Igreja. Se estiver tudo certo, eles seguirão com os próximos passos do processo.  Sobre o avanço no processo de beatificação do Padre João Maria, o arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, afirmou:

“É um momento extremamente significativo, especialmente no contexto das celebrações do Ano Jubilar pelos 120 anos de sua morte. Este progresso representa não apenas um reconhecimento formal da santidade de vida do ‘Anjo de Natal’, mas também uma oportunidade de renovar a memória e a devoção a ele, já tão profundamente enraizadas no coração do povo potiguar.”

Padre João Maria, que nasceu em 1848 no Rio Grande do Norte, é conhecido como o “Anjo de Natal” por causa de seu trabalho com os mais pobres e doentes. Ele dedicou sua vida a ajudar quem mais precisava, especialmente durante tempos difíceis de seca e doenças, como a varíola. Dom João Santos Cardoso também destacou a relevância do sacerdote na história da Igreja local:

“O Padre João Maria sempre foi uma figura emblemática na história da Igreja de Natal, sendo admirado por sua caridade e dedicação aos pobres e enfermos no final do século XIX e início do século XX. Sua vida, marcada pela coragem, pela defesa da fé e pela compaixão com os mais necessitados, continua a nos inspirar na missão evangelizadora.” Os trâmites entre a Arquidiocese de Natal e o Vaticano, em relação ao Padre João Maria, iniciaram em 2002. Sobre essa nova etapa, Dom João conclui:

“A celebração desse avanço no processo de beatificação, dentro do contexto do Ano Jubilar, coloca em relevo a importância de Padre João Maria como sacerdote e modelo de vida cristã para toda a Arquidiocese de Natal. O impulso para a sua canonização reforça a relevância de seus valores éticos e evangélicos, que ainda hoje são essenciais para todos nós.”

FONTE: Portal a12.com/Arquidiocese de Natal  

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário