terça-feira, 15 de março de 2022

MUNDO: Rússia diz não dar previsões de fim da guerra; Ucrânia estima até maio


Declarações de autoridades russas e ucranianas permitiram ver de relance como os dois lados antecipam a continuação do conflito , e até onde acreditam que ela irá se prolongar. Ambas as declarações jogam água fria na chance de um desfecho próximo, apesar de sinais de otimismo expressos pelas diplomacias dos dois países no fim de semana.

O Kremlin disse nesta terça-feira que é muito cedo para fazer previsões sobre os possíveis resultados das negociações entre a Rússia e a Ucrânia. “O trabalho é árduo, e, na situação atual, o próprio fato de eles continuarem [as conversa] é provavelmente positivo”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres. “Não queremos dar previsões. Aguardamos resultados.” Já o conselheiro do chefe de gabinete do presidente ucraniano, Oleksiy Arestovich, foi mais minucioso em sua análise do conflito. Em seu entendimento, a guerra provavelmente não passará do início de maio, quando, ele acredita, a Rússia ficará sem recursos para manter seus ataques.

Em um vídeo publicado por vários meios de comunicação ucranianos, Arestovich disse que o momento exato depende da quantidade de recursos que o Kremlin se dispõe a investir na campanha.“Acho que no mais tardar em maio, início de maio, devemos ter um acordo de paz. Talvez muito antes, veremos, estou falando das últimas datas possíveis”, disse Arestovich.

Via: iG

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário