quinta-feira, 17 de março de 2022

ELEIÇÕES: Ideia de Lula no Rio Grande do Norte é abrir mão da vaga ao Senado para atrair outras siglas, diz jornal, nas eleições 2022


A preferência da governadora Fátima Bezerra (PT) pela aliança com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT) não é meramente uma questão pessoal. Tanto que fica difícil acreditar que a chefe do Executivo precisou cortar na própria carne, preterindo o senador Jean Paul Prates à recondução do cargo.

Segundo o jornal O Globo, com o objetivo de ampliar alianças e acenar ao centro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se movimenta para redirecionar posições de diretórios locais do PT em até sete estados nos quais o partido defende candidaturas próprias ou chapas restritas à esquerda. Além do Rio, onde Lula garantiu o apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) contra a pretensão de uma ala do partido de lançar o petista André Ceciliano ao governo, há costuras para retirar também o PT de chapas ao Executivo em Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Mato Grosso. No Amazonas e no Rio Grande do Norte, a ideia é abrir mão da vaga ao Senado para atrair outras siglas.

O aceno mais recente de Lula ocorreu em Minas, onde o ex-presidente defendeu na semana passada, em entrevista à rádio “Itatiaia”, que o PT apoie a pré-candidatura do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), ao governo. O partido havia lançado no ano passado o nome do prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira. Na entrevista, Lula afirmou que o PT já deveria ter apoiado a reeleição de Kalil em 2020, em vez de lançar uma candidatura própria pouco competitiva, o que produziu, segundo o ex-presidente, uma situação “vexatória” na capital mineira.
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário