sábado, 5 de março de 2022

ECONOMIA: Energia solar cresce e prevê novas vagas de emprego no Brasil e no RN

A energia solar superou pela primeira vez no Brasil a potência instalada da hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, ultrapassando o marco histórico de 14 Gigawatts (GW) em operação – na soma de usinas de grande porte com sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que também prevê, para este ano, a geração de 342 mil vagas de emprego no setor, espalhadas em todas as regiões do País.

Segundo análise do diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, mais de 5 mil dessas oportunidades poderão ser abertas no Rio Grande do Norte.

O Rio Grande do Norte é responsável por 2% das instalações fotovoltaicas do Brasil, segundo dados da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER). Levando-se em conta essa participação e a estimativa nacional da ABSOLAR, o estado se apresenta com possibilidade acima de 5 mil vagas distribuídas em todo o seu território”, analisa, observando que “a atividade entra no rol das principais empregadoras do RN, com uma característica muito importante de ser descentralizada, de estar presente em todos os municípios”.

O grande desafio para quem está procurando emprego ou crescimento no ramo”, complementa ele, “é buscar qualificação”. “O setor de energia exige isso e o consumidor também. Conhecimentos sobre elétrica, sobre as tecnologias disponíveis e segurança do trabalho são parte do que é fundamental nesse mercado”, frisa o diretor.

Via: Blog do FM

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário