segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

REFLEXÃO: As palavras têm poder, o que sai da minha boca fere ou cura?


 As palavras podem abençoar ou amaldiçoar, gerar confiança, motivação, mas também podem destruir relacionamentos e ferir pessoas

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer “As palavras têm poder”? Saiba que isso é verdade e nossa intenção é reforçar isso hoje. Às vezes, precisamos de pequenos lembretes que Deus (ou o universo) se encarrega de nos enviar. As palavras podem abençoar ou amaldiçoar, gerar confiança, motivação, mas também podem destruir relacionamentos, ferir pessoas, menosprezar entre tantas outras coisas, então as palavras têm muito poder.

Quando algumas pessoas falam, a maior parte das palavras que liberam são de reclamações, julgamentos e negatividade, mas por outro lado, existem aquelas pessoas que só de ouvir sua voz, já parece um calmante, agrada aos ouvidos de quem recebe a mensagem e gera cura. (Pv 12:18). Como é bom conversar e se aconselhar com alguém que fala coisas boas. Mas convenhamos, ter mais cuidado ou pensar antes de falar, muitas vezes parece algo impossível, principalmente em momentos de fúria, quando algo nos aborrece. Muitas vezes falamos demais e logo depois nos arrependemos, e isso nem sempre acontece quando alguém nos irrita, às vezes, fazemos comentários infelizes por simplesmente não pensar muito antes de falar, não pensar no que essas palavras podem gerar no outro. Geralmente, gostamos mais de falar do que ouvir e, sim, falar é fácil, difícil é agir... 

Por isso convidamos você a fazer o exercício de ouvir mais, prestar mais atenção no que o outro diz, ou seja, primeiro ser um bom ouvinte, e depois, ter mais cuidado ao falar, principalmente com aquelas pessoas que podem facilmente te tirar do sério. Tenha o compromisso consigo de fazer isso durante uma semana, e colha os resultados. (Pv 18:21). Por último, vigie o que está dentro do seu coração, pois é verdade quando dizem que a boca fala do que o coração está cheio. Do que você está alimentando seu coração? Amor ou ódio? Coisas boas, ou coisas ruins? (Mt 12:34).

A Palavra de Deus fala que até mesmo um tolo pode passar por inteligente ao ficar de boca fechada. A língua não tem ossos, mas é forte o suficiente para cortar o coração! (Pv 17:28). Mande essa mensagem pra alguém ou mande apenas uma mensagem demonstrando seu amor... As palavras são salvação, alguém deve estar precisando dessas palavras nesse momento!

Referências para estudo:
· Provérbios 12:18 - “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.”
· Provérbios? 18:21 - “A língua tem poder para trazer morte ou vida; quem gosta de falar arcará com as consequências.”?
· Mateus 12:34 - “Pois a boca fala do que está cheio o coração.”
· Provérbios? 17:28 - “Até o insensato passa por sábio quando fica calado; de boca fechada, até parece inteligente.”?

Desejamos uma feliz e abençoada semana! Com carinho, Luisa e Débora.

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário