domingo, 26 de dezembro de 2021

BRASIL: Barragem se rompe e moradores deixam casas em Itambé (BA)


Uma barragem no distrito de Iguá, no sul da Bahia, se rompeu na noite deste sábado (25) e provocou uma forte enxurrada em diversas áreas do município de Itambé. A prefeitura publicou nas redes sociais um comunicado com pedido aos moradores de que evacuassem as margens do rio Verruga com urgência.

Após o rompimento, Sheila Lemos, prefeita de Vitória da Conquista, a maior cidade da região e localizada a 55,9 km de Itambé, vistoriou com a força-tarefa formada para o enfrentamento dos efeitos das chuvas a área da BR-116 no Vale dos Quatis. Além da Defesa Civil e técnicos da prefeitura, a Polícia Rodoviária Federal e a Via Bahia fizeram no local o monitoramento do volume de água.

Segundo a Defesa Civil, não houve feridos nem foram constatados prejuízos na região. A Prefeitura de Vitória da Conquista chegou a avisar os moradores sobre o risco e, assim que soube do rompimento, comunicou o fato à Prefeitura de Itambé. Nesse município, deságua o rio Pardo, que recebeu todo o volume de água da barragem rompida.

"Tiramos todas as pessoas que estavam próximas desse córrego, então todas as medidas foram tomadas e estamos prontos para dar toda a assistência aos moradores. Agora é torcer realmente para que não quebre a estrada e não seja necessário interditar a 116", disse a prefeita de Vitória da Conquista. O município havia sido atingido pelo rompimento da barragem dos Quatis, do Pradoso, na manhã deste sábado.

Fortes chuvas na Bahia

De acordo com o governo da Bahia, 19 cidades estão sendo atingidas pelas fortes chuvas e 66 estão em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, 286 pessoas se feriram, 17 morreram e 15,4 mil estão sem casa. A população atingida, no total, supera 378 mil pessoas.

No momento, diversas cidades da Bahia estão em alerta em razão dos fortes temporais. Após as chuvas iniciadas na noite de quinta-feira (23), o número de desabrigados e desalojados cresceu. Até a tarde de sexta-feira (24), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) e as prefeituras dos municípios atingidos registraram 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados.

Portal R7

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário