segunda-feira, 3 de outubro de 2022

BRASIL: Em eleição acirrada Lula e Bolsonaro vão ao segundo turno

 O que os eleitores de ambos os lados imaginavam aconteceu na noite deste domingo (02), contrariando todos os grandes institutos de pesquisa que apontavam vitória de Lula no primeiro turno com margens entre 51 à 54% dos votos, porém não foi isso que ocorreu, mas sim tivemos uma eleição de primeiro turno bastante disputada entre o atual Presidente (2019-2022) e o ex-presidente do País entre os anos de 2003-2010. O atual Presidente Jair Bolsonaro e candidato a reeleição, saiu atrás no início da manhã (horário de Brasília) na maioria dos países da Ásia e da Oceania (China, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul) mas venceu no Japão, maior colégio eleitoral do Brasil na Ásia, vencendo com larga vantagem e assumindo a liderança na totalização dos votos. 

Quando a apuração no país começou por volta das 17:00hs (horário de Brasília) principalmente nas regiões Sul e sudeste, víamos um bom início do candidato Jair Bolsonaro, porém, conforme a apuração ia se aproximando do fim, os votos dos estados do Nordeste e do Norte iam mudando o cenário, pois estás regiões historicamente sempre foi dominado pela esquerda populista, com a aproximação do candidato petista ficando cada vez mais forte ao longo da noite de apuração e por volta das 20:00hs da noite houve a virada. 

O segundo turno é uma realidade e foi confirmada com empate técnico entre os candidatos, movimentando cerca de 108 milhões de eleitores as cabines de votação, 57,2 milhões de votos (48,4%) de Lula contra 51,07 milhões de votos (43,2%) do atual Presidente Jair Bolsonaro. Simone Tebet derrotou Ciro Gomes e ficou com terceiro lugar com apenas 4,9 milhões (4,1%) contra 3,5 milhões (3,04%) do candidato do PDT. 

O segundo turno irá ocorrer no dia 30 de outubro e promete acirrar ainda mais uma eleição que foi polarizada desde o início, porém, agora o embate de ideia e propostas deve ocorrer de forma mais direta. 

Texto: James Fonseca

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário