quinta-feira, 3 de abril de 2025

TECNOLOGIA: Anatel analisa hoje lançamento de mais de 7,5 mil satélites da Starlink


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) analisa nesta quinta-feira (3) o pedido da Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, para ampliar a sua cobertura no Brasil lançando mais 7.500 satélites não geoestacionários.

  • satélites não geoestacionários ou de “baixa órbita” são satélites em órbita circular em torno do planeta com velocidades de rotação diferentes. Ou seja, para um observador em terra, o satélite se move –é “não estacionário”.
  • esses satélites têm sido usados para prover internet de alta velocidade, conectando regiões de difícil acesso à infraestrutura de telecomunicações tradicional.

Hoje, a Starlink tem autorização da Anatel para operar 4.408 satélites desse tipo até 28 de março de 2027.

Em nota, a agência informou ao g1 que solicitou informações técnicas e regulatórias sobre os impactos da expansão da Starlink no Brasil, dado o caráter estratégico da tecnologia.

Musk faz parte do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou um “tarifaço global” contra parceiros comerciais na quarta-feira (2). O Brasil será taxado com uma alíquota de 10%.

“O uso eficiente dos recursos de espectro e órbita, a garantia da segurança dos dados, assim como o compliance com as normas nacionais que regem a exploração de satélites são pontos verificados na análise desse tipo de matéria”, disse a Anatel. A agência destaca que esse tipo de verificação é importante para os satélites de baixa órbita, uma vez que são tecnologias mais recentes em relação aos satélites tradicionais, que são geoestacionários.

Contudo, segundo a Anatel, o pedido de mais análises técnicas poderia ter sido feito “para qualquer sistema de satélites de baixa órbita”. “Mas a Starlink foi o primeiro grande sistema autorizado no Brasil e é o primeiro que está solicitando expansão, motivo pelo qual é necessário buscar informações suficientes para uma análise completa da situação”, continuou.

Além da empresa de Musk, outras companhias estão interessadas em oferecer esse tipo de solução no Brasil. Em novembro de 2024, a Telebras assinou um acordo com a chinesa SpaceSail para atuar com serviço de internet de alta velocidade transmitida por satélites não geoestacionários.

O regulamento geral de exploração de satélites, norma de 2021, regula os satélites de baixa órbita no Brasil. No documento, a Anatel estabelece que os sistemas têm que coexistir, de modo a evitar restrição à competição. Além disso, a agência também pode alterar a autorização de operação no Brasil caso verifique risco à competição.

Via: G1 

PUBLICIDADE

GERAL: Achado arqueológico reforça texto bíblico sobre tumba de Jesus

Pesquisadores fizeram uma descoberta arqueológica que reforça a tese de que Jesus foi sepultado onde hoje se encontra a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém. Segundo descrito no evangelho de João, capítulo 19, versículo 41, havia um jardim onde o Messias foi enterrado. Ao analisarem o solo sob a fundação da igreja, os cientistas confirmaram evidências de “oliveiras e videiras de cerca de 2.000 anos atrás” no local.

– O Evangelho menciona uma área verde entre o Calvário e o túmulo, e nós identificamos esses campos cultivados – informou a arqueóloga-chefe do grupo, Francesca Romana Stasolla, em entrevista ao The Times of Israel.

A análise foi feita por pesquisadores da Universidade Sapienza, de Roma, que começaram a escavação em meio às reformas da igreja em 2022. Como resultado, eles também identificaram uma base circular de mármore sob o templo, envolvendo o que eles creem ser a tumba de Jesus. Os cientistas farão testes para apurar qual a idade e a origem do mármore.

A descoberta contribui para o debate sobre o verdadeiro local do sepultamento de Cristo. Enquanto muitos estudiosos defendem que a Igreja do Santo Sepulcro é o lugar correto com base em tumbas escavadas na rocha do primeiro século, outros acreditam que o Túmulo do Jardim se encaixa melhor na descrição bíblica.

– A Igreja do Santo Sepulcro fica em uma pedreira, o que não nos surpreende porque uma grande parte da Cidade Velha de Jerusalém fica em uma pedreira. A pedreira já estava ativa na Idade do Ferro. Durante a escavação, encontramos cerâmica, lâmpadas e outros objetos cotidianos que datam daquele período – adicionou Francesca, explicando que, após a pedreira parar de funcionar, a área passou a ser usada para terras agrícolas.

A igreja em questão atrai aproximadamente 4 milhões de visitantes anualmente. Ela foi encomendada pelo imperador romano Constantino I, cerca de 300 anos após o sepultamento de Jesus. Na avaliação de Francesca, Constantino sabia que o túmulo de Cristo se encontrava ali e decidiu construir a igreja sobre ele para isolá-lo dos demais.

Via: Pleno News 

PUBLICIDADE

MUNDO: Trump decide taxar a China em 34% e produtos brasileiros em 10%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje (2) um “tarifaço” global sobre impostos de importação. A data foi nomeada pelo republicano como o “Dia de Libertação”. Ele confirmou uma taxa de 10% para os produtos brasileiros.

Trump prometeu implementar tarifas recíprocas a países que cobram taxa de importação de produtos americanos. No evento, ele anunciou tarifa de 20% sobre a União Europeia, 34% sobre a China e 46% sobre o Vietnã.

O presidente confirmou ainda uma taxa de 25% sobre todos os veículos importados. Em transmissão da Casa Branca, ele disse que a aplicação das tarifas aos outros países “é uma medida gentil” que tornará os “Estados Unidos grande novamente”.

No anúncio, ele fez críticas aos governos passados, em especial a administração de Joe Biden, por terem deixado outros países aplicarem elevadas taxas aos produtos norte-americanos, impactando a indústria nacional. Segundo ele, esses países “estão roubando” e “levando vantagem” dos EUA.

PUBLICIDADE

BRASIL: Número de brasileiros barrados ao chegar em Portugal dispara em 700%

O Relatório Anual de Segurança Interna, divulgado nesta terça-feira (1º) pelo governo de Portugal, apresentou uma cifra estarrecedora para os brasileiros que pretendem cruzar o Atlântico como turistas, estudantes ou trabalhadores.

O número de brasileiros barrados na chegada a Portugal subiu de 179, em 2023, para 1.470 no ano passado, um aumento de mais de 700%. “Esse fato reflete uma incongruência grande. Portugal precisa de imigrantes, mas enfrenta dificuldades em aplicar as diretrizes da União Europeia na área”, diz a advogada brasileira Érica Acosta, especialista em direito migratório. Até recentemente Portugal era um dos países mais abertos a estrangeiros. Era possível entrar no país como turista e pedir uma autorização de residência a posteriori, usando um dispositivo legal conhecido como “manifestação de interesse”.

Após uma advertência da União Europeia, que recomenda que todos os imigrantes entrem com vistos obtidos em seus países de origem, Portugal criou em junho do ano passado o Plano de Ação para as Migrações, que extinguiu a manifestação de interesse. Os brasileiros continuaram a desfrutar do privilégio de, sendo turistas, entrar no país sem visto. As entrevistas no aeroporto, no entanto, tornaram-se mais rigorosas. Os funcionários da Polícia de Segurança Pública, que controlam a entrada em Portugal por via aérea, multiplicaram os mecanismos para aferir se os brasileiros que chegam sem visto são mesmo turistas. Segundo Acosta, alguns de seus clientes foram barrados no aeroporto por ter passagem de volta cancelável ou por ter reserva de hotel por um período menor que a estadia prevista.

Um dos meios mais populares de entrar em Portugal sem visto é apresentar a chamada carta-convite, em que um morador do país diz se responsabilizar pelo turista que está chegando. Esse morador, no entanto, tem que ter uma renda mensal acima de 1,5 salário mínimo português —ou seja, acima de € 1.305 (aproximadamente R$ 8.000). “Os funcionários do aeroporto conseguem checar a renda do autor da carta-convite pelos números da segurança social e vêm barrando muitos brasileiros por esse motivo”, diz Acosta.

Muitos desses problemas decorrem da dificuldade que Portugal tem em cumprir a recomendação central da União Europeia —emitir vistos no país de origem do imigrante. A estrutura consular do país no exterior é insuficiente. O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou recentemente a intenção de abrir cinco novos consulados no Brasil. Enquanto isso não acontece, a fila para obter um visto pode chegar a 200 dias. “Um estudante universitário que já pagou por um curso pode perder um semestre inteiro e, junto com ele, o dinheiro que investiu”, afirma Acosta.

Para piorar a situação, os consulados portugueses no Brasil, que já estavam sobrecarregados de pedidos, passaram quase todo o mês de março em greve. A paralisação acabou na semana passada sem que todas as reivindicações dos funcionários fossem atendidas. Dependendo do resultado das negociações em curso, a greve pode voltar no meio deste mês, arrastando consulados portugueses em outros países, como Estados Unidos, Angola e Moçambique. Milhares de cariocas com pendências de visto marcaram um protesto na frente do consulado português no Rio de Janeiro para esta sexta-feira (4). Por conta disso, brasileiros com matrícula em alguma universidade portuguesa ou contrato com algum empregador preferem tentar entrar como turistas do que ficar com o passaporte retido por vários meses numa representação diplomática.

Quando chegam ao aeroporto, no entanto, têm que apresentar os mesmos requisitos de um turista normal: passagem de volta, reserva em hotel ou carta-convite de um morador de Portugal com uma renda mínima. Se não conseguirem, podem ser mandados de volta —ou detidos temporariamente em centros de instalação temporários para estrangeiros— mesmo que apresentem um contrato de trabalho ou matrícula numa universidade. Para os brasileiros que, por alguma razão, ficarem retidos num aeroporto português, a orientação é que recorram a um advogado de confiança antes de prestar qualquer depoimento. No caso de não conhecer ninguém em Portugal, o imigrante pode requisitar um advogado na hora. Os principais aeroportos do país têm plantões jurídicos designados para esses casos.

Via: Folha de S. Paulo

PUBLICIDADE:

ESPORTE: Potiguar é convocado para Seleção Brasileira de Beach Soccer

potiguar Edson Hulk foi o único atleta do Rio Grande do Norte convocado para a Seleção Brasileira de Beach Soccer que disputará a Copa do Mundo de 2025 em Seychelles, de 1º a 11 de maio. O pivô integra o grupo que buscará o heptacampeonato mundial para o Brasil. 

Hulk já faz parte da história da modalidade, tendo participado da campanha do hexacampeonato na edição de 2024 em Dubai. “O Brasil vai em busca do heptacampeonato”, confirmou a Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS) sobre os objetivos da equipe. 

Os 12 atletas convocados se apresentarão no Centro de Treinamento Granja Comary em Teresópolis (RJ) no dia 12 de abril. A delegação brasileira embarca para Seychelles no dia 26 do mesmo mês. Os grupos do torneio mundial serão definidos nesta sexta-feira 5. 

Esta será a sétima participação de Hulk em Copas do Mundo de Beach Soccer. O atleta de 32 anos é considerado um dos principais nomes da modalidade no país e atualmente defende o Vasco da Gama na Liga Nacional de Beach Soccer.

Quadro – Lista de convocados:

Goleiros

  • Bobô
  • Teleco

Fixos

  • Antônio
  • Catarino
  • Thanger

Alas

  • Benjamin Jr.
  • Brendo
  • Filipe Silva
  • Mauricinho

Pivôs

  • Edson Hulk
  • Lucão
  • Rodrigo

 Via: Agora RN

 PUBLICIDADE:

SEGURANÇA: ‘Periquito’ é retirado de casa, assassinado a tiros e tem carro queimado no RN

Um homicídio foi registrado nessa quarta-feira (2) em Baraúna, no Oeste Potiguar. Igor da Silva Santos, de 22 anos, conhecido como “Periquito”, foi executado dentro de uma residência na Rua Professor Amauri Ribeiro, conhecida como Rua da Vara.

Segundo relatos, os suspeitos chegaram em um carro, invadiram o imóvel e dispararam diversas vezes contra a vítima. No local, foram encontradas cápsulas de pistola calibre .380 e .40.

Após o crime, os autores fugiram levando o carro de Igor, que foi incendiado em uma área de mata a aproximadamente um quilômetro da cena do homicídio.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) de Mossoró realizou os procedimentos no local e recolheu o corpo da vítima, além de periciar o veículo queimado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Via: Jair Sampaio 

  PUBLICIDADE:

quarta-feira, 2 de abril de 2025

EDUCAÇÃO: Estudantes nascidos em maio e junho recebem 1ª parcela do Pé-de-Meia

O programa Pé-de-Meia 2025 paga nesta quarta-feira (2) a primeira parcela do ano aos beneficiários nascidos em maio e junho. O incentivo é relativo à matrícula, em 2025, em uma das três séries do ensino médio regular ou na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos da rede pública.

Para receber o valor de R$ 200, o estudante deve atender aos requisitos do programa do Ministério da Educação (MEC). Desde segunda-feira (31), o incentivo-matrícula está sendo depositado, de forma escalonada, até 7 de abril, nas contas dos estudantes. O critério é o mês de nascimento do beneficiário:

· – nascidos em janeiro e fevereiro recebem nesta segunda-feira (31);

· – nascidos em março e abril recebem nesta terça-feira (1º);

· – nascidos em maio e junho recebem nesta quarta-feira (2);

· – nascidos em julho e agosto recebem quinta-feira (3);

· – nascidos em setembro e outubro recebem sexta-feira (4);

· – nascidos em novembro e dezembro recebem em 7 de abril.

A parcela única anual, no valor de R$ 200, já poderá ser sacada, se o estudante quiser. Não é necessário esperar a formatura para usufruir dos recursos financeiros. A Caixa Econômica Federal confirma que, neste mês, serão disponibilizadas cerca de 3,9 milhões de parcelas, sendo 1,3 milhão para novos estudantes, ou seja, que ingressaram no primeiro ano do ensino médio público em 2025. Neste mês, serão pagas também parcelas remanescentes de 2024 dos incentivos conclusão e de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como do incentivo à frequência.

Critérios do Pé-de-Meia
Os depósitos são para os estudantes que cumprem os critérios do Pé-de-Meia. Além da obrigatoriedade de o jovem estar matriculado no ensino médio regular público ou na modalidade EJA, para receber a bolsa do Pé-de-Meia é necessário que o estudante seja parte de famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal, atualizado. Para participar do programa, o estudante não precisa se inscrever, basta ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e estar matriculado em 2025 em uma escola pública de ensino médio.

Como consultar
O Ministério da Educação não faz contato com beneficiários do Pé-de-Meia do ensino médio. O estudante da rede pública que cumpre os critérios acima pode consultar o aplicativo (app) Jornada do Estudante do MEC para conferir se tem direito a receber os benefícios e os status de pagamentos (rejeitados ou aprovados). A ferramenta pode ser baixada gratuitamente em smartphones e tablets e o login é feito com o próprio Cadastro de Pessoa Física (CPF) na conta no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. A conta pode ser de nível de segurança bronze. Informações relativas ao pagamento do benefício podem ser consultadas também no app Caixa Tem.

Depósitos
Todos os quatro tipos de incentivos da chamada Poupança do Ensino Médio são pagos pelo MEC em conta digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos beneficiários dos três anos do ensino médio contemplados. Aqueles estudantes que, desde 2024, fazem parte do programa recebem o pagamento nas mesmas contas abertas no ano passado. Os novos receberão o depósito em contas abertas no ano corrente.

Caso o estudante já tenha, em seu nome, uma conta ativa no banco público, não será necessária a abertura de nova conta para crédito do incentivo, desde que seja do tipo poupança.

A partir do depósito, os estudantes menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal para movimentar a conta. O responsável pode fazê-lo pelo App Caixa Tem, na opção “Programa Pé-de-Meia” – “Permitir acesso a um menor”, ou em uma agência bancária. Ainda será necessário o upload [carregamento do arquivo] da carteira de identidade do estudante contemplado. Caso o responsável legal não seja o pai ou a mãe, o consentimento para movimentação dos valores do Pé-de-Meia deverá ser feito presencialmente em uma agência da Caixa.

Calendário
A Portaria nº 143/2025 do MEC estabelece o calendário de pagamento do programa Pé-de-Meia em 2025. Além dos depósitos relativos ao incentivo-matrícula, ainda estão programados os pagamentos das bolsas de incentivo-frequência dos estudantes nas aulas e a participação no Enem. Os pagamentos seguem cronograma que varia conforme o mês de nascimento do estudante.

Com informações da Agência Brasil

 PUBLICIDADE

ECONOMIA: Nova regra para emissão de notas fiscais do MEI já está em vigor

Já está em vigor a nova regra para todos os profissionais cadastrados como Microempreendedor Individual (MEI). A partir do mês de abril, as notas fiscais precisam, obrigatoriamente, incluir o Código de Regime Tributário (CRT) “4 – Simples Nacional – Microempreendedor Individual“. O alerta é do contador Uanderson Rebula, que explica que a exigência busca padronizar as informações fiscais e facilitar a identificação do regime tributário dos emitentes.

A mudança estava prevista para entrar em vigor em setembro de 2024, mas foi prorrogada duas vezes a fim de permitir a adaptação dos sistemas de emissão de notas fiscais. Segundo Uanderson, que é professor do curso de Ciências Contábeis da Estácio, essa padronização é importante porque traz mais clareza às operações fiscais, além de permitir um melhor controle tributário por parte dos órgãos competentes. Ele alerta que o descumprimento dessa nova exigência pode gerar penalidades e dificultar as transações comerciais.

“As notas fiscais são fundamentais para os MEIs por diversos motivos, incluindo legalidade, credibilidade e organização financeira. É importante observar que embora o MEI não precise emitir nota fiscal para consumidores finais (pessoas físicas), ele é obrigado a emitir quando vende para empresas (pessoas jurídicas), salvo exceções. Além disso, manter a emissão correta ajuda o MEI a evitar multas e complicações fiscais, além de garantir que está cumprindo suas obrigações tributárias”.

O professor da Estácio explica que, na prática, não há uma mudança significativa no processo de emissão das notas fiscais:

“Para o Microempreendedor Individual, o sistema de emissão já estará preparado para inserir automaticamente o CRT adequado. O importante é que o empreendedor mantenha o sistema atualizado para evitar problemas futuros. O CRT será incluído automaticamente nos campos específicos das notas fiscais pelo próprio sistema de emissão, desde que este esteja devidamente configurado. Em muitos casos, o usuário nem perceberá essa alteração, já que os sistemas informatizados realizam essa inserção de forma automatizada”.

O Código de Regime Tributário (CRT) é um identificador obrigatório que informa sob qual regime tributário a empresa está enquadrada. Ele é utilizado para facilitar a fiscalização e padronizar a emissão de documentos fiscais. Para o MEI, o CRT sempre será o código “4 – Simples Nacional – Microempreendedor Individual”. “Com essa mudança, espera-se uma melhor integração dos dados fiscais e uma maior organização nas obrigações tributárias, tornando o ambiente de negócios mais transparente e eficiente”, esclarece o profissional.

Outra nova exigência diz respeito ao Código Fiscal de Operações e de Prestações (CFOP), com a atualização da tabela incluindo novos códigos que podem ser utilizados pelo MEI. Sendo assim, sempre que a legislação exigir que o MEI emita NF-e e NFC-e, o microempreendedor deverá adotar o CRT 4, e, conjuntamente, adotar o CFOP adequado à sua operação fiscal.

Via: Agora RN

PUBLICIDADE

MUNDO CRISTÃO: Papa segue tratamento em casa e apresenta melhoras

O Papa Francisco continua em tratamento em sua residência, a Casa Santa Marta, e vem apresentando melhoras. A informação é da sala de imprensa da Santa Sé nesta terça-feira, 1º.

Segundo o informe, a situação do Papa permanece estável. Os exames de sangue mostram valores dentro da norma e a radiografia do tórax, realizada em dias passados, indica melhora no quadro infeccioso pulmonar. A oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais é concentrada principalmente à noite e quando necessário. O Papa apresenta melhoras do ponto de vista motor, respiratório e no uso da voz.

Francisco segue com suas atividades de trabalho: ele se senta à sua escrivaninha; também concelebra a Missa todas as manhãs na capela da sua residência. Segue bem humorado e recebe afeto por parte de todos, acrescenta o Vaticano. Para amanhã, dia de Audiência Geral, será divulgado o texto da reflexão, como tem acontecido nas últimas semanas. Sobre a modalidade do Angelus, esta será explicada na próxima coletiva de imprensa prevista para sexta-feira, 4.

Sobre a Semana Santa, a sala de imprensa informou que ainda é cedo para falar a respeito.

Via: Notícia Canção Nova 

PUBLICIDADE

SAÚDE: Tosse persistente é o principal sintoma da tuberculose, reforça infectologista

O infectologista Igor Thiago explicou que a tuberculose continua sendo um problema de saúde pública e ressaltou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento completo. O médico explicou que a tosse persistente é o principal sintoma e que outros sinais também devem ser observados. “Qualquer pessoa que tem tosse há 2 ou 3 semanas ou mais tem que pensar que pode ser tuberculose. Além da tosse, vem febre, geralmente de tardezinha pra noite, perda de peso, suores noturnos”, disse.

“A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, no qual o Brasil tem uma grande importância na carga da doença no mundo inteiro”, afirmou. Ele destacou que, apesar do tratamento disponível, muitos pacientes abandonam a medicação antes do prazo correto, aumentando o risco de resistência. “Há uma falsa sensação de melhora, de cura, quando o paciente chega ali pro voto do primeiro ou segundo mês. Ele parece que tá curado, mas se não finalizar o tratamento em seis meses, há o risco da doença voltar resistente e complicar mais ainda o tratamento”, disse ele, em entrevista à TV Tropical nesta terça-feira 2.

No Rio Grande do Norte, o Hospital Giselda Trigueiro é referência no atendimento a casos mais graves. “A gente tem lá, se for contabilizar uma conta rápida aqui, 70% a 80% dos casos internados no hospital ou têm HIV ou têm tuberculose”, informou. Ele explicou que a doença é mais comum em pessoas com imunidade comprometida. “Ela é bem mais comum em pacientes HIV positivos, pacientes usuários de drogas, moradores de rua, pacientes tabagistas.”

O infectologista também esclareceu que a tuberculose pode ocorrer mais de uma vez. “Pode pegar sim, mais de uma vez. O tratamento normalmente dura seis meses, quando a gente tiver nervoso central ou tuberculose óssea passa pra um ano, quando tem resistência pode aumentar pra um ano e meio, dois anos.”

Via: Agora RN 

PUBLICIDADE

MUNDO: Trump anuncia nesta quarta-feira tarifaço que pode atingir o Brasil

Donald Trump deve anunciar nesta quarta-feira (2) uma série de “tarifas recíprocas” impostas pelos Estados Unidos a parceiros comerciais globais, dentre eles o Brasil. A data tem sido apontada pelo republicano como o “Dia da Libertação”, com efeitos imediatos.

Trump não deu detalhes específicos sobre quais países e produtos serão taxados e a magnitude exata destas tarifas, segundo a CNN. Os sinais, porém, indicam para a escalada das medidas impostas pelo governo dos EUA até agora.

Na segunda-feira (31), o republicano disse que a decisão vai afetar todos os países. Já nesta terça, a Casa Branca afirmou que as taxas entrarão em vigor de imediato. Em fevereiro, Trump anunciou que seu gabinete iria trabalhar em medidas por um comércio internacional “justo e recíproco” com seu país.

Ao longo de sua campanha para regressar à Casa Branca, o republicano levantou a bandeira de que os parceiros comerciais dos EUA tratam o país de maneira injusta, aplicando tarifas elevadas e outras barreiras comerciais. Segundo Trump, isso tiraria o estímulo à indústria local e, consequentemente, levaria capital para fora do país.

Via: Bahia BA 

PUBLICIDADE

REGIÃO: Secretário de Segurança de Parnamirim reage a assalto e mata criminoso em Natal

Um criminoso morreu após tentar assaltar o secretário de Segurança de Parnamirim, em Natal, na manhã desta terça-feira (1). Segundo a Polícia Militar, o Tenente-Coronel Givanildo Gomes do Nascimento reagiu à abordagem e baleou o assaltante em Natal.

Outro suspeito que estava dando apoio ao crime teria fugido, segundo informações repassadas à polícia por testemunhas. O caso aconteceu por volta das 10h na Rua Itamarati de Minas, no conjunto Pirangi, em Neópolis, na Zona Sul de Natal. Capsulas de balas ficaram espalhadas na via.

Segundo a polícia, o secretário estava em um carro, na rua, quando foi abordado e reagiu. O assaltante morreu no local, antes de receber qualquer socorro médico.

Leia matéria completa no g1RN

PUBLICIDADE:

SEGURANÇA: RN repete primeiro trimestre menos violento da série histórica

O Rio Grande do Norte registrou 203 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) ao longo dos primeiros três meses deste ano, repetindo o primeiro trimestre do ano passado. Agora, ambos são os menos violentos da série histórica da segurança pública potiguar.

Desde 2011, quando a contabilização das mortes violentas passou a atender a uma metodologia padronizada nacionalmente, o primeiro trimestre mais violento da história do Rio Grande do Norte foi o de 2017, com 578 assassinatos. De lá para cá, a redução foi de 64,88%, ou seja, 375 mortes a menos.

Os dados foram consolidados pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).


 PUBLICIDADE:

terça-feira, 1 de abril de 2025

EVENTO: Rally RN 1500 passa a integrar o Campeonato Latino-Americano

O Rally RN 1500 foi homologado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) como a segunda etapa do Campeonato Latino-Americano de Rally Raid em 2025. A competição ocorrerá entre os dias 7 e 11 de abril, percorrendo mais de mil quilômetros nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A edição de 2025 deve reunir pilotos de pelo menos oito países. Ela terá um trajeto revisado, com um percurso que incluirá terrenos variados, com desafios técnicos e navegação desafiadora.

“O RN 1500 sempre teve DNA de rally raiz. Agora, com a chancela da FIM, damos um salto maior, atraindo competidores internacionais”, afirmou o organizador do evento, Klebinho Tinoco. A prova se torna a segunda maior do Brasil no circuito de rally raid.

O diretor da FIM para a América Latina, Erick Nevels, disse: “Vimos comprometimento com os padrões da modalidade. O RN 1500 tem experiência para atender às exigências do campeonato”. A homologação coloca o estado no cenário mundial da categoria.

Via: Blog do FM

  PUBLICIDADE:

ESPORTE: Atletas de Parelhas conquistam ouro, prata e bronze no Campeonato Brasileiro de Judô

Os judocas de Parelhas, no Seridó potiguar, brilharam no Campeonato Brasileiro de Judô – Região II, realizado no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju (SE). O evento, que reuniu competidores de seis estados – Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe –, trouxe conquistas importantes para os atletas da cidade, que voltaram para casa com medalhas de ouro, prata e bronze.

Medalhistas de Parelhas:

  • 🥇 Kalhane Silva – Campeã Brasileira Regional (-47kg Sub-13)
  • 🥈 Sara Santos – Vice-Campeã (-52kg Sub-13)
  • 🥈 Naila Azevedo – Vice-Campeã (-60kg Sub-13)
  • 🥈 Luan Antunes – Vice-Campeão (-40kg Sub-15)
  • 🥉 Ryan Silva – 3º colocado (-31kg Sub-13)

Outras boas colocações:

  • Nicaeli Silva – 5º lugar (-31kg Sub-13)
  • Eduardo Barbosa – 5º lugar (-34kg Sub-13)
  • Davi Oliveira – 5º lugar (-42kg Sub-13)
  • Milena Santos – 5º lugar (-52kg Sub-13)
  • Kaio Silva – 5º lugar (-45kg Sub-15)
  • Júlia Antunes – 7º lugar (-28kg Sub-13)
  • Gessyca Nascimento – 7º lugar (-42kg Sub-13)

O sucesso dos atletas reflete o trabalho realizado pelo Programa de Incentivo ao Esporte, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Parelhas, por meio da Secretaria de Assistência Social, do Trabalho, da Habitação e do Esporte, em parceria com a Escola de Judô Shiro Sport Club.

Via: Agora RN

PUBLICIDADE

ECONOMIA: Alíquota do ICMS sobre compras internacionais sobe de 17% para 20% no RN e mais nove Estados

A alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado no recebimento de compras internacionais subirá de 17% para 20% a partir desta terça-feira (1º), em dez estados. 

O aumento foi aprovado pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) em dezembro do ano passado. Cada estado ficou de decidir se aprova, ou não, o aumento. A alíquota será aumentada nos estados do Acre, de Alagoas, da Bahia, do Ceará, de Minas Gerais, da Paraíba, do Piauí, do Rio Grande do Norte, de Roraima e de Sergipe. Na prática, a medida deve impactar compras feitas em sites internacionais. Informa a Agência Brasil

Ao decidir pelo aumento, o Comsefaz argumentou que a nova alíquota também busca alinhar o tratamento tributário aplicado às importações ao praticado para os bens comercializados no mercado interno, “criando condições mais equilibradas para a produção e o comércio local”. De acordo com o comitê, a decisão levou em conta as alíquotas modais já praticadas pelos estados.

“O objetivo é garantir a isonomia competitiva entre produtos importados e nacionais, promovendo o consumo de bens produzidos no Brasil. Com isso, os estados pretendem estimular o fortalecimento do setor produtivo interno e ampliar a geração de empregos, em um contexto de concorrência crescente com plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço”, disse o comitê.

Fonte: Agência Brasil 

PUBLICIDADE

POLÍTICA: Trump diz que “não considerou” concorrer a um terceiro mandato

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse nesta segunda-feira (31) que “não considerou” concorrer a um terceiro mandato. A fala acontece após ser questionado sobre buscar uma possível candidatura, de a 22ª Emenda da Constituição americana proibir.

“Há toda uma história sobre concorrer a um terceiro mandato. Não sei. Nunca investiguei. Dizem que há uma maneira de fazer isso, mas não sei sobre isso, mas não considerei”, pontuou Trump, respondendo a perguntas de repórteres no Salão Oval.

Quando questionado sobre o que ele pensava sobre concorrer contra o ex-presidente Barack Obama se ambos pudessem disputar um terceiro mandato na Casa Branca, Trump afirmou que “adoraria isso”.

“Seria uma boa. Eu gostaria disso”, destacou, acrescentando que o povo pediu que ele concorresse novamente.

Trump afirmou anteriormente que “há métodos” para concorrer a um terceiro mandato como presidente em uma entrevista por telefone com Kristen Welker, da NBC News, no domingo (30).

Via: CNN

PUBLICIDADE

Page 1 of 1427123...1427Proxima »