quinta-feira, 31 de outubro de 2024

BRASIL: Receita paga nesta quinta lote da malha fina do Imposto de Renda

Mais de 264 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências vão receber dinheiro do Fisco. Ao longo desta quinta-feira (31), a Receita Federal paga o lote de restituições da malha fina de outubro.

Ao todo, 264.602 contribuintes receberão R$ 700 milhões. Cerca de 53% do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades. Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 126.824 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoa Física (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.

Em segundo lugar na lista, há 14.661 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério. Em terceiro, vêm 11.360 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quinto lugar, estão 46.689 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos. O restante dos considerados prioritários são 6.416 contribuintes idosos acima de 80 anos e 5.219 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

A lista é concluída com 53.433 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais. Desde o último dia 24, quem quiser saber se foi incluído no lote residual pode fazer a consulta na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.

Pagamento
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Caso verifique uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001(demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Via: Jair Sampaio

  PUBLICIDADE:

SAÚDE: RN tem o segundo menor número de mamógrafos no SUS do Nordeste

Um levantamento do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), ligado à Confederação Nacional de Municípios (CNM), aponta que apenas 23% das cidades brasileiras possuem mamógrafos, equipamento fundamental para a detecção precoce do câncer de mama.

Em todo o País, segundo o MMM, existem 6.420 equipamentos, sendo 3.197 em uso no Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio Grande do Norte, são 47 mamógrafos destinados ao SUS, número suficiente para garantir acesso às mulheres em faixa etária para a realização de mamografia. Conforme divulgado pela CNM, o RN possui o segundo menor número de mamógrafos do Nordeste, e está em situação melhor apenas do que Sergipe, que conta com 36 equipamentos.

Além disso, o problema, de acordo com Idaísa Cavalcanti, fundadora do Grupo Reviver, é que a maior parte destes equipamentos está quebrada. A Tribuna do Norte pediu esclarecimentos à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a fim de obter informações de quantos mamógrafos estão em funcionamento, mas não obteve retorno da pasta. A CNM também não detalhou sobre a situação. “A única informação que conseguimos passar é a quantidade de mamógrafos no SUS por unidade federativa”, disse a Confederação.

Via: Tribuna do Norte 

PUBLICIDADE:

SEGURANÇA: Polícia Civil prende suspeito por estupro de vulnerável no interior do RN

Policiais civis da 66ª Delegacia de Polícia (DP) de Santo Antônio prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (30), um homem de 59 anos, pela suspeita da prática do crime de estupro de vulnerável.

De acordo com as investigações, o homem teria realizado o crime do dia 29 de outubro de 2024. Na ocasião, ele teria assediado uma criança de 9 anos que andava pela rua. Foi constatado também que ele era amigo da família e abordou a criança, abraçou e, na sequência, teria passado as mãos nas partes íntimas da vítima. Além disso, o homem já responde pela prática do mesmo crime.

Segundo relatos, o homem chegou a dar uma quantia em dinheiro à menina para que ela não contasse o ocorrido a ninguém. Após o registro da queixa, os policiais da 66ª DP iniciaram as diligências e realizaram a prisão do homem no município de Santo Antônio. Ele foi conduzido à Delegacia para os procedimentos cabíveis. Em seguida, foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. 

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

 PUBLICIDADE

POLÍTICA: Partidos de esquerda têm pior desempenho em grandes cidades brasileiras desde 2000, revela levantamento

O desempenho dos partidos de esquerda nos principais colégios eleitorais do Brasil em 2024 foi o mais fraco em 23 anos, conforme análise do cientista político Murilo Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa mostra que PT, PSB e PDT juntos irão governar somente 9,7% das cidades com mais de 200 mil eleitores, grupo apelidado pelo estudioso de “PIB eleitoral”, por reunir 40% do eleitorado do país.

Este conjunto de municípios, formado por 103 cidades onde há possibilidade de segundo turno, tem papel estratégico para projetar lideranças e influenciar o quadro político nacional. Segundo Medeiros, há uma concentração partidária nesses grandes centros urbanos, que passaram de 19 partidos representados em 2020 para 13 em 2024, uma redução de 31,5%.

Os números revelam uma predominância das legendas de direita e centro-direita nas grandes cidades. No contexto da esquerda, o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, obteve o maior número de vitórias, conquistando seis cidades entre as mais populosas, incluindo Fortaleza (CE), única capital a ser governada pelo partido. Outras cidades importantes, como Mauá (SP), Juiz de Fora (MG) e Pelotas (RS), também estarão sob administração petista.

O PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, e o PDT somaram apenas duas prefeituras cada entre as grandes cidades. A situação é crítica, se comparada ao quadro de 2000, quando o PT sozinho governava 22 municípios do mesmo porte. De acordo com o cientista político, o campo progressista está enfrentando dificuldades em manter lideranças expressivas, o que se traduz em uma queda de conexão com setores estratégicos da sociedade.

Entre os motivos da baixa conexão, Medeiros destaca a perda de sintonia com os evangélicos, moradores da periferia e o público jovem. Para ele, os partidos de esquerda “ancorados no discurso identitário e no ideário sindicalista dos anos 1980” deixaram de dialogar com a nova classe C e com o Brasil religioso, que almejam políticas mais empreendedoras e menos burocráticas.

Por outro lado, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, obteve seu melhor desempenho histórico no grupo das grandes cidades, ao passar de 2 para 16 prefeituras entre 2020 e 2024. Valdemar Costa Neto, presidente do partido, viu a legenda alcançar a liderança no número de prefeituras nas maiores cidades, consolidando o PL como força significativa no cenário político atual.

Outros partidos de centro-direita e direita também se destacaram. O PSD, liderado por Gilberto Kassab, comandará 15 municípios populosos, enquanto o União Brasil elegeu 14 prefeitos, desempenho superior ao que o partido obteve nas últimas seis eleições municipais.

Partidos conservadores como Republicanos e PP também registraram avanços importantes: o Republicanos dobrou sua presença nos grandes colégios eleitorais, enquanto o PP ampliou em 37,5% o número de prefeituras. Pela primeira vez em sua história, o partido Novo terá o controle de duas cidades do “PIB eleitoral”: Joinville (SC) e Taubaté (SP), beneficiado pelo uso do Fundo Eleitoral, decisão recente da legenda.

Esse desempenho conservador ressalta a guinada à direita nos grandes centros urbanos, enquanto a esquerda enfrenta desafios na renovação de suas pautas e na formação de novas lideranças.

Via: Agora RN


  PUBLICIDADE:

ECONOMIA: Desemprego cai para 6,4% entre julho e setembro, diz IBGE

A taxa de desemprego recuou para 6,4% no trimestre de julho a setembro de 2024. O resultado é 0,5 ponto percentual (p.p.) se comparado ao período anterior entre abril e junho de 2024, quando ficou em 6,9%. Em relação ao mesmo trimestre móvel de 2023, a queda é 1,3 p.p. Naquele momento a taxa era 7,7%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou os dados nesta quinta-feira (31), “essa é a segunda menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua do IBGE, iniciada em 2012, superando apenas a taxa do trimestre encerrado em dezembro de 2013 (6,3%)”.

A população desocupada, que é o número de pessoas que não estavam trabalhando e procuravam por uma ocupação, diminuiu para 7,0 milhões. Conforme o IBGE, desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015 este é o menor contingente. “Com recuos significativos nas duas comparações: -7,2% no trimestre, ou menos 541 mil pessoas buscando trabalho, e -15,8% frente ao mesmo trimestre móvel de 2023, ou menos 1,3 milhão de pessoas”, completou o IBGE no texto da divulgação.

Na visão da coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy, a trajetória de queda da desocupação resulta da contínua expansão dos contingentes de trabalhadores que estão sendo demandados por diversas atividades econômicas. O número de trabalhadores do país registrou novo recorde da PNAD Contínua ao subir para 103,0 milhões. O crescimento da população ocupada avançou 1,2% no trimestre, ou mais 1,2 milhão de trabalhadores. Na comparação anual, aumentou 3,2%, o percentual é equivalente a mais 3,2 milhões de pessoas ocupadas.

Indústria e Comércio

A pesquisa mostrou que o aumento da ocupação no trimestre foi puxado pelo desempenho da Indústria (3,2%) e do Comércio (1,5%). Na comparação trimestral, esses dois grupamentos de atividade absorveram 709 mil trabalhadores, sendo 416 mil da Indústria e 291 mil do Comércio. Outro recorde foi na população ocupada no Comércio que atingiu 19,6 milhões de pessoas. Já os outros grupamentos permaneceram com estabilidade na comparação trimestral.

Segundo a coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, o terceiro trimestre aponta para retenção ou crescimento de ocupados na maioria dos grupamentos de atividades. “Em particular, a indústria registrou aumento do emprego com carteira assinada. Já no comércio, embora a carteira assinada também tenha sido incrementada, o crescimento predominante foi por meio do emprego sem carteira”, informou.

Ainda na comparação anual, os grupamentos Indústria, Construção, Comércio, Transporte, Informação e Comunicação, Administração e Outros Serviços registraram crescimento no número de ocupados. Em movimento diferente, alojamento e alimentação e aerviços domésticos mantiveram estabilidade. Com queda de 4,7%, apenas a agropecuária recuou na sua população ocupada.

Setores privado e público

Ao atingir 53,3 milhões, o número de empregados do setor privado também registrou novo recorde da série. A alta é de 2,2% no trimestre e de 5,3% no ano. Outro dado que superou os desempenhos anteriores foi no número de empregados com carteira de trabalho assinada que chegou a 39,0 milhões e sem carteira de trabalho alcançou 14,3 milhões. “O trabalho com carteira neste setor cresceu 1,5% (mais 582 mil pessoas) no trimestre e 4,3% (mais 1,6 milhão de pessoas) no ano, enquanto o contingente de empregados sem carteira cresceu, respectivamente, 3,9% (mais 540 mil pessoas) e 8,1% (mais 1,1 milhão de pessoas) nas mesmas comparações”, apontou o IBGE.

Setor público

Com o total de 12,8 milhões, os empregados do setor público bateram recorde, contingente que se mantém estável no trimestre e com crescimento de 4,6%, ou mais 568 mil pessoas, no ano. “Essa alta continua sendo puxada pelo grupo dos servidores sem carteira assinada, que cresceu 4,2% no trimestre e 9,1% no ano. O grupo dos militares e servidores estatutários ficou estável nas duas comparações”, indicou o IBGE.

Rendimento

No trimestre terminado em agosto, o rendimento médio real das pessoas ocupadas ficou em R$ 3.227. O valor, conforme o IBGE, não mostrou “variação estatisticamente significativa frente ao trimestre móvel anterior”. Na comparação com o mesmo trimestre móvel de 2023, apresentou alta de 3,7%. A massa de rendimentos, que é a soma das remunerações de todos os trabalhadores, atingiu R$ 327,7 bilhões. Esse resultado mantém a estabilidade no trimestre e cresce 7,2% na comparação anual.

PNAD Contínua

De acordo com o IBGE, a pesquisa é a principal que analisa a força de trabalho do país. A amostra abrange 211 mil domicílios, espalhados por 3.500 municípios visitados a cada trimestre. Cerca de 2 mil entrevistadores trabalham na pesquisa, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE. Por causa da pandemia de covid-19, o IBGE adotou a coleta de informações da pesquisa por telefone a partir de 17 de março de 2020, mas em julho de 2021, houve a coleta de forma presencial. “É possível confirmar a identidade do entrevistador no site Respondendo ao IBGE ou via Central de atendimento (0800 721 8181), conferindo a matrícula, RG ou CPF do entrevistador, dados que podem ser solicitados pelo informante”, sugeriu o IBGE.

Via: Agência Brasil 

PUBLICIDADE

REGIÃO: Detran deve reconhecer direito de pessoa com deficiência a ter CNH especial

A Justiça determinou que o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) reconheça o direito de uma Pessoa com Deficiência (PcD) em ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) especial.

A decisão é dos desembargadores da 3ª Câmara Cível do TJRN que, à unanimidade de votos, reformaram a sentença e reconheceram a condição da autora da ação. Ela interpôs apelação cível em virtude de o Detran-RN ter negado o reconhecimento da sua condição de portadora de deficiência física e, em consequência, impedindo-a de requerer os benefícios fiscais pertinentes.

A mulher sustenta que o laudo oficial concluiu pela ausência de deficiência, e foi realizado pelo “simples olhar”, sem qualquer exame aprofundado. A autora da ação alega que possui patologias que a identificam como PcD, quais sejam, encurtamento de membros e malformações, bem como próteses internas e externas no quadril. Conclusão do seu ortopedista particular comprova a gravidade de sua condição de saúde ainda em progressão, cujas sequelas acarretam dificuldade e dores para dirigir veículo sem câmbio automático e resultaram em sua aposentadoria especial por invalidez.

A mulher apresentou laudo médico realizado por seu ortopedista particular, atestando ser portadora de coxartrose bilateral por doença congênita, possuidora de prótese metálica em ambos os fêmures, desnivelamento da bacia e com comprometimento artrósico dos joelhos em progressão, concluindo pela sua deficiência física.

Leia matéria completa no TJRN 

  PUBLICIDADE:

ESPORTE: Brasil terá o maior número de representantes no Mundial de Clubes de 2025; entenda

O Brasil será o país com o maior número de representantes no Mundial de Clubes de 2025. Finalistas da Libertadores, Atlético-MG e Botafogo garantirão mais uma vaga brasileira e um dos dois se juntará ao Flamengo, Fluminense e Palmeiras entre os classificados.

Palmeiras, Flamengo e Fluminense carimbaram o passaporte para o Mundial por terem conquistado a Libertadores de 2021, 2022 e 2023, respectivamente. Faltava apenas mais uma vaga destinada à América do Sul que será o campeão do principal torneio do contente deste ano, cuja decisão será entre Atlético-MG e Botafogo. Os argentinos Boca Juniors e River Plate fecham os representantes sul-americanos no torneio da Fifa.

O último dos 32 classificados para o Mundial de Clubes será conhecido no dia 30 de novembro, às 17h no horário de Brasília. Atlético-MG e Botafogo decidirão o título da Libertadores no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Via: Bahia BA 

PUBLICIDADE:

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

MUNDO: Biden chama apoiadores de Trump de “lixo”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), comentou sobre a piada considerada racista feita por um comediante durante comício de Donald Trump (Partido Republicano) no Madison Square Garden no domingo (27.out.2024). Biden disse que o único lixo que ele vê flutuando são os apoiadores do republicano.

Durante o “showmício” de Trump no último fim de semana, em Nova York, o humorista Tody Hinchcliffe, um dos primeiros a discursar, fez piadas sobre Porto Rico, chamando a ilha de “lixo flutuante”. O humorista chegou a dizer que latinos “gostam de fazer bebês” e que está de braços abertos para os imigrantes, enquanto gesticulava “vão embora”.

Na terça-feira (29.out.2024), durante uma evento do Voto Latino para obter votos, Biden falou sobre o ocorrido. “Outro dia, um orador em comício [de Trump] chamou Porto Rico de uma ilha flutuante de lixo”, disse o presidente norte-americano. “O único lixo que vejo flutuando por aí são os apoiadores dele. A demonização dos latinos por parte dele é inconcebível e antiamericana. É totalmente contrária a tudo o que fizemos, a tudo o que somos”, afirmou.

Via: Poder360

  PUBLICIDADE:

BRASIL: Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

A Caixa Econômica Federal paga quarta-feira (30) a parcela de outubro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9. O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 678,46. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 20,73 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,03 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até 6 meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Moradores do Rio Grande do Sul, afetados por enchentes de abril a junho, do Amazonas e do Acre, afetados pela seca, receberam o pagamento do Bolsa Família de forma unificada no último dia 18, independentemente do número do NIS. O pagamento unificado também beneficiou 62 municípios do Amazonas, 52 de Rondônia e 22 do Acre afetados pela estiagem e pela vazante dos rios, 45 municípios de São Paulo atingidos por incêndios florestais e oito municípios de Sergipe afetados por fortes chuvas.

A partir deste ano, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais o desconto do Seguro Defeso. A mudança foi estabelecida pela Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família (PBF). O Seguro Defeso é pago a pessoas que sobrevivem exclusivamente da pesca artesanal e que não podem exercer a atividade durante o período da piracema (reprodução dos peixes).

Regra de proteção

Cerca de 2,88 milhões de famílias estão na regra de proteção em outubro. Em vigor desde junho do ano passado, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até dois anos, desde que cada integrante ganhe o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 371,42.

Cadastro

Desde julho do ano passado, passa a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Com base no cruzamento de informações, cerca de 200 mil de famílias foram canceladas do programa neste mês por terem renda acima das regras estabelecidas pelo Bolsa Família. O CNIS conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS.

Em compensação, outras 400 mil de famílias foram incluídas no programa em outubro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também será pago nesta quarta-feira às famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 9. O valor subiu para R$ 104 neste mês.

Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia cerca de 5,5 milhões de famílias. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no fim de 2022, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Via: Bahia BA 

 PUBLICIDADE:

SEGURANÇA: Policial militar do RN é baleado em tentativa de assalto em João Pessoa/PB


 Um policial militar foi baleado durante uma tentativa de assalto em frente a uma academia localizada no bairro José Américo, na noite desta terça-feira (29). De acordo com informações preliminares, o agente, identificado como Kelson, de 48 anos, reagiu à abordagem de uma dupla de criminosos e acabou sendo atingido por um tiro.

Ele recebeu os primeiros socorros antes de ser encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. As primeiras informações indicam que a situação é delicada, e que o tiro teria acertado o pescoço do policial.

Policiais militares que atendem a ocorrência encontraram marcas de sangue no chão e algumas cápsulas de pistola nas proximidades, indicando que houve troca de tiros durante a abordagem. Até o momento, não foi possível determinar se os assaltantes estavam em um veículo ou em uma motocicleta.

O irmão do policial, que se encontrava no local, informou que Kelson é lotado na Polícia Militar do Rio Grande do Norte, mas mora em João Pessoa. Ele estava indo à academia para malhar no momento do ataque. O irmão afirmou que o Kelson foi seguido até a entrada do estabelecimento, onde os criminosos tentaram assaltá-lo.

As autoridades estão trabalhando para identificar e localizar os suspeitos do ataque. A motocicleta usada na ação foi abandonada e os suspeitos fugiram a pé, segundo testemunhas.

Fonte: Blog do BG/PB

PUBLICIDADE:

SAÚDE: Pesquisadores criam teste para HIV e sífilis com economia de até 75%

O aumento dos casos de sífilis é uma preocupação global, fator que tem chamado a atenção das autoridades sanitárias de países como Estados Unidos, China, Austrália, Brasil e da União Europeia.

A resposta a sífilis exige diversas intervenções de saúde pública, todavia um dos principais entraves para o enfrentamento a epidemia de sífilis, que é uma infecção sexualmente transmissível (IST), é a falta de tecnologia apropriada, que garanta um resultado confiável, aspecto determinante, no rastreio dos casos, para evitar a propagação da IST e principalmente da sífilis congênita, quando a doença passa da mãe para o bebê, durante a gestação ou durante o parto.

Somente no Brasil mais de um milhão de pessoas são diagnosticadas, anualmente, com sífilis. A quantidade é semelhante entre as pessoas que testam positivo para HIV/Aids. Para ofertar a testagem aos dois agravos, o governo brasileiro gasta cerca de R$ 480 milhões, por ano, com a importação somente de testes rápidos, sem considerar outros insumos para outros testes diagnósticos.

Para modificar essa realidade, um grupo de pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN), desenvolveu o duo test para Sífilis e HIV, que poderá custar até 75% menos do que os testes utilizados atualmente. No melhor cenário, isso pode gerar uma economia de até R$ 360 milhões, por ano, ao Estado brasileiro. Além da economia direta, o Brasil também estaria ganhando autonomia na produção deste tipo de tecnologia, fator que contribui para reduzir gastos com importações.

De acordo com o diretor executivo do Lais, Ricardo Valentim, o duo test é uma inovação tecnológica em saúde importante, não somente para melhorar o controle da Sífilis e do HIV/Aids no Brasil, mas também por contribuir para o fortalecimento do complexo econômico e industrial da saúde do país. “Existe agora uma possibilidade real de produção tecnologia nacional, que pode inclusive ser exportada para outros países. Ao mesmo tempo, essa tecnologia poderá atuar como um dos motores para o desenvolvimento social e econômico, ao induzir a produção de empregos no Brasil, o que fortalecerá a indústria nacional, pilares essenciais para geração de riqueza e para o equilíbrio da balança comercial brasileira – algo realmente necessário não somente para SUS, mas para economia do País”.

Via: Jair Sampaio

PUBLICIDADE:

EDUCAÇÃO: Esquema de segurança para o ENEM 2024 no RN terá mil PMs

O esquema de segurança pública montado para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2024) no Rio Grande do Norte contará com 1.000 policiais militares. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), os policiais estarão presentes durante as escoltas das provas, nos locais de aplicação do exame e fiscalização do certame. No RN, são 307 locais de prova distribuídos em 40 cidades, com 102.236 candidatos inscritos.

Gabinete de Gestão Integrada para o Enem 2024

Para acompanhar em tempo real todas as atividades desenvolvidas pela segurança pública durante as provas, a SESED irá ativar o Gabinete de Gestão Integrado (GGI), que irá funcionar durante os dois domingos de realização do concurso.  A sala funciona na sede da própria Secretaria, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado. Estarão presentes no GGI gestores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, INEP, CEBRASPE e Cosern Neoenergia.

De acordo com o planejamento operacional, os policiais envolvidos nas atividades estão preparados para agir em qualquer situação contrária à paz pública. São elas:

  • Criminosos comuns que possam vir a praticar crimes durante o ENEM 2024;
  • Pessoas que, diante das circunstâncias que envolvem a realização do evento, tentem perturbar a ordem pública;
  • Cidadãos ligados a grupos que possam incorrer em prováveis prejuízos à realização das provas;
  • Pessoas que venham a tentar fraudar ou sabotar os malotes de provas, bem como comprometer sua aplicação.

Cidades onde ocorrerão provas do ENEM 2024 no RN:

  • Acari
  • Alexandria
  • Alto do Rodrigues
  • Angicos
  • Apodi
  • Areia Branca
  • Assú
  • Baraúna
  • Caicó
  • Canguaretama
  • Caraúbas
  • Ceará-Mirim
  • Currais Novos
  • Extremoz
  • Goianinha
  • Ipanguaçu
  • Jardim de Piranhas
  • João Câmara
  • Jucurutu
  • Luís Gomes
  • Macaíba
  • Macau
  • Mossoró
  • Natal
  • Nísia Floresta
  • Nova Cruz
  • Patu
  • Pau dos Ferros
  • Parelhas
  • Parnamirim
  • Portalegre
  • São Gonçalo do Amarante
  • São José de Mipibu
  • São Miguel
  • Santa Cruz
  • Santo Antônio
  • Tibau
  • Touros
  • Umarizal
  • Vera Cruz

Via: Agora RN 

PUBLICIDADE:

ELEIÇÕES: Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro

Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado nesse domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.

A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Neste último caso, o documento deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Seja qual for a opção escolhida, a documentação que comprove o motivo da ausência deve ser anexada para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Caso a justificativa seja aceita, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Se a justificativa não for aceita, será preciso quitar o débito.

Para quem não votou no primeiro turno, o prazo vai até 5 de dezembro.

“Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual você não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno”, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entenda

A ausência às urnas é registrada logo após o pleito. Os prazos de justificativa figuram como períodos que o eleitor tem para regularizar essa ausência sem pagar multa eleitoral. A análise da justificativa apresentada fica sempre a cargo da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

O histórico de justificativas eleitorais, contendo os respectivos pleitos em que o eleitor esteve ausente, pode ser consultado no aplicativo e-Título. O acesso ao aplicativo está disponível, de acordo com o TSE, para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.

Fonte: Agência Brasil

 PUBLICIDADE

ESPORTE: América apresenta novo técnico para temporada 2025

América anunciou oficialmente Leston Júnior como seu novo técnico, visando a temporada de 2025, nesta terça-feira 29, durante coletiva de imprensa. O executivo de futebol, Constantino Júnior, elogiou a contratação, e ressaltou a importância do novo treinador para o clube.“Leston é um profissional que vem com uma missão clara e conhece a relevância do América. Estamos motivados, pois ele é trabalhador e sabe onde quer chegar”, afirmou.

A principal meta para 2025 é conquistar o acesso à Série C. Durante a coletiva, Leston considerou sua chegada ao clube como “um grande desafio e uma grande oportunidade”. Ele enfatizou a importância de ser o profissional que pode levar o América à ascensão e disse que, “se não for o Leston, será outro, porque essa ascensão vai acontecer, inevitavelmente.”

Com 44 anos, Leston já tem experiência em acessos, tendo conquistado a Série B com o Tupi em 2015 e a Série C com o Floresta em 2020. Ele se juntou ao América após deixar o Santo André, atraído por uma proposta “irrecusável”.

O novo técnico destacou sua dedicação e afirmou que seu “principal atributo é a vontade de fazer parte deste momento especial do América, entregando-me totalmente para retribuir a confiança que depositaram em mim.”

Leston está colaborando na formação do elenco para 2025, em parceria com Constantino Júnior. “Estamos trabalhando incansavelmente na montagem de um elenco equilibrado que atenda às expectativas para a temporada e nos permita alcançar todos os objetivos.”

Leston também mencionou a importância de planejar a preparação da equipe para o início das competições em janeiro, juntamente com sua comissão técnica.

Via: Agora RN

 PUBLICIDADE:

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

MUNDO CRISTÃO: Multidão de Fiéis Celebra o Encerramento da Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus com Procissão e Missa em Poço Branco

A cidade de Poço Branco, na região do Mato Grande, encerrou ontem (27) a programação festiva dedicada ao seu padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus, em um evento que movimentou a cidade e fortaleceu laços de fé e tradição. A celebração, que começou no dia 17 de outubro, teve como destaque a abertura realizada com uma alvorada, ao som da Banda de Música Adalto Lopes, marcando o início de uma série de eventos que enriqueceram a vida espiritual da comunidade.

As 16h houve uma procissão com a imagem do Sagrado Coração de Jesus pelas principais ruas da cidade, ao chegar na igreja matriz teve a santa missa solene presidida por Monsenhor Josino “Pároco da Paroquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de João Câmara e vigário episcopal do Vicariato São João XXIII.” e concelebrada por padre William Bruno “Poço Branco pertence a paróquia de Taipu”. Após a missa teve benção final com tradicional arreamento das bandeiras.

Este ano, a festa trouxe como tema “Doce Coração de Jesus, ensina-nos a rezar,” alinhado com o “Ano da Oração” em preparação para o Jubileu da Esperança de 2025, instituído pelo Papa Francisco. Com o lema “Pedi e recebereis” (Lc 11, 10), o evento propôs momentos de oração e reflexão, marcados pela devoção comunitária.

A arte comemorativa deste ano destacou a história e a tradição da festa com elementos simbólicos, incluindo a imagem da antiga capelinha de Poço Branco Velho e registros das caminhadas penitenciais que completaram 30 anos, homenageando o passado e reforçando o impacto espiritual desta jornada na vida dos moradores. Ao longo de dez dias, os devotos participaram de novenas, missas, procissões e momentos de louvor, reafirmando a importância do Sagrado Coração de Jesus como centro da fé e união em Poço Branco.

Uma Caravana da cidade de Parazinho se fez presente para prestigiar o encerramento do padroeiro de Poço Branco, o Sagrado Coração de Jesus.






















PUBLICIDADE
Page 1 of 1423123...1423Proxima »