Criada pelo governo federal
para gerar oportunidade de consumo em um período normalmente morno em vendas, a
segunda edição da Semana Brasil começa nesta quinta-feira (3) com descontos de
até 70% nas maiores varejistas do país. As promoções vão até o dia 13 de
setembro.
Alguns
sites começaram a fazer campanhas, ainda que mais tímidas do que vistas durante
a Black Friday. O Magazine Luiza, porém, (MGLU3) promete que alguns produtos
terão até 70% de desconto. Já o Extra, com o voucher BRASIL, oferecerá descontos
de 40%. O Ponto Frio e a Casas Bahia darão 70% de desconto e pagamentos de até
30 vezes sem juros. As três marcas pertencem à Via Varejo (VVAR3).
Esta é a segunda edição do
evento, que tenta deslanchar e tirar o peso da Black Friday, realizada em
novembro. Pela proximidade das festas de fim de ano, o evento importado dos
Estados Unidos acaba impactando datas economicamente muito importantes para o
varejo. Afinal, se posso pagar bem mais barato pelos presentes de Natal, por
que não antecipar?
A primeira edição, no entanto,
não foi o suficiente para tirar o protagonismo da Black Friday. Segundo dados
da consultoria Ebit/Nielsen, a Semana do Brasil de 2019 teve um aumento de 41%
nas vendas. Porém, ainda está longe do consumo visto na Black Friday. Somente
em 2019, de acordo com a Nielsen, o varejo brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões em
2019. Tudo isso em dois dias. O aumento foi de 23,6% em comparação de um ano
para o outro.
Em um momento em que o consumo
está tão em baixa por causa da pandemia da Covid-19 (queda de 12,5% no segundo
trimestre), o varejo brasileiro terá um desafio dos grandes.
Via: CNN
Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário