O Dia das Mães é considerado
pelos varejistas a 2ª melhor data do ano em relação ao faturamento, perdendo
apenas para o Natal. Pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional
de Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC Brasil (Serviço de
Proteção ao Crédito) e com a Offerwise estima movimentação de R$ 33 bilhões
no varejo.
Durante os próximos dias, 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra. A expectativa é de que aproximadamente 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém neste ano. Em média, os entrevistados pretendem comprar 2 presentes na data, com gasto total médio de R$ 258. Roupas, calçados e acessórios devem ser os líderes de venda. As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo em shopping centers (31%) e lojas de rua (18%). Só 40% dos consumidores devem dar preferência às compras pela internet.
“Apesar dos últimos anos terem significado uma verdadeira revolução no comércio eletrônico, o brasileiro ainda valoriza muito a compra presencial, a experiência de ir à loja e escolher o produto”, afirmou o presidente da CNDL, José César da Costa.
Segundo
o levantamento, 32% dos que vão comprar presentes este ano estão com contas
atrasadas e 7 em cada 10 estão com o nome sujo. Além disso, 12% dos
entrevistados reconhecem que podem deixar de pagar alguma conta para ir às
compras.
A
especialista em finanças da CNDL, Merula Borges, falou sobre a importância
do planejamento do orçamento em datas comemorativas. “Vivemos
um momento de recorde de inadimplência da população. Por isso o consumidor deve
priorizar o pagamento das contas antes de adquirir novas dívidas”,
disse.
Poder 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário