sábado, 11 de fevereiro de 2023

SEGURANÇA: tecnologia de termovisão é usada para vistoriar rede elétrica no trajeto dos bloquinhos no Carnaval 2023 em Natal-RN

 O circuito dos bloquinhos de Carnaval que cruzam as principais ruas e avenidas dos bairros de Tirol e Petrópolis, na zona Leste de Natal, passou por uma vistoria da Neoenergia Cosern no início da tarde desta sexta-feira (10). Equipes utilizaram um veículo com câmera de termovisão, capaz de realizar giros em até 360º, e captar irregularidades em componentes da rede elétrica como cabos, conexões e transformadores que requeiram algum tipo de intervenção imediato.

“A alteração da temperatura acima de 40º pode ser um indicativo de que aquele equipamento precisa de intervenção imediata ou manutenção prioritária. Todas as cidades do estado são monitoradas, em algum momento do ano, pelos veículos de termovisão que dispomos na Neoenergia Cosern. Juntos, eles já percorreram mais de 60 mil quilômetros vistoriando a rede. Essa tecnologia é mais uma estratégia de inovação da empresa para reforçar a confiabilidade do sistema e o fornecimento de energia em todo o estado”, explica Leandro Mota, supervisor de Operações da Neoenergia Cosern.

A tecnologia termográfica identifica a temperatura de cada objeto naquele momento. No caso do veículo com a câmera de termovisão, a rede é inspecionada à medida que o automóvel circula pelas ruas e avenidas. Dentro do veículo, o técnico visualiza tu​do com um computador e duas telas. Uma mostra as imagens do local e a outra revela os pontos quentes.

A inspeção também pode ser feita a pé com as câmeras portáteis, em locais onde o carro não consegue chegar. Os termovisores identificam exatamente onde está o problema, o que contribui no rendimento da equipe através do uso da tecnologia e a otimização da disponibilidade de energia para os clientes. Tudo é monitorado e interligado ao sistema de manutenção das distribuidoras. Assim, é possível gerar um relatório para acompanhar a periodicidade das intervenções.

Neoenergia Cosern

PUBLICIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário