terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

MUNDO: Forças do Talibã matam comandante do Estado Islâmico no Afeganistão

As forças do regime Talibã anunciaram que mataram nesta terça-feira (28) um comandante do grupo terrorista Estado Islâmico.

Segundo os talibãs, que atualmente governam o Afeganistão, o comandante, identificado como Qari Fateh, estava planejado ataques contra representações diplomáticas em Cabul. Ele foi executado no domingo (26) O porta-voz do governo afegão, Zabihullah Mujahid, afirmou que ele era o chefe de inteligência e operações do Estado Islâmico no Afeganistão. "Fateh planejou diretamente ataques recentes em Cabul, incluindo algumas contra representações diplomáticas, mesquitas e outros alvos", disse.

Um relatório do Conselho de Segurança da ONU de julho de 2022 cita Fateh como um dirigente importante do EI, responsável por operações militares em uma região que envolve Índia, Irã e Ásia Central. Quando retomou o controle no governo, o Talibã prometeu conter a violência e combater o Estado Islâmico, que tem no país da Ásia Central sua principal base. Nos últimos meses, no entanto, vários ataques foram reivindicados pelo braço local do grupo terrorista.

O EI representa a maior ameaça de segurança para o governo talibã, com ataques contra estrangeiros, minorias religiosas e instituições governamentais. Os dois grupos compartilham uma estrita ideologia islamita sunita, mas o EI luta para estabelecer um "califado" mundial, enquanto o Talibã tem a aspiração local de governar o Afeganistão.

O Estado Islâmico reivindicou um ataque em dezembro contra um hotel de Cabul, que terminou com cinco chineses feridos. No mesmo mês, o grupo atacou a embaixada do Paquistão na capital afegã, uma ação que Islamabad considerou uma "tentativa de assassinato" contra seu embaixador.

O regime Talibã também acusa o Estado Islâmico por ataque suicida em setembro de 2022 em Cabul que matou 54 pessoas, incluindo 51 mulheres e crianças.

Por G1.

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário