quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

MUNDO CRISTÃO: Papa Francisco celebra missa para 1 milhão de pessoas no Congo

O Papa Francisco celebrou nesta quarta-feira uma missa para mais de 1 milhão de pessoas em um aeroporto de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, e fez um apelo contra a violência

Esse deve ser o evento com maior público durante o tour do pontífice pela África – que ainda incluirá o Sudão do Sul, e escolas e muitas atividades comerciais ficaram fechadas para permitir que mais fiéis acompanhassem a missa. A cerimônia também foi cercada por um forte esquema de segurança, com acesso controlado e militares armados com fuzis.

Em sua homilia, Francisco disse que os cristãos são chamados a ser “missionários de paz” e a acreditar que “as diferenças étnicas, regionais, sociais e religiosas não são obstáculos”. Os cristãos são chamados a colaborar com todos, a romper o ciclo da violência, a desmontar as tramas do ódio – acrescentou.

Conflitos étnicos
Majoritariamente católica, a República Democrática do Congo possui um longo histórico de conflitos étnicos e de disputas entre milícias armadas que cobiçam as imensas riquezas naturais do país, cenário que inclusive levou o Vaticano a cancelar uma etapa do pontífice na cidade de Goma, que fica em uma área conflagrada na fronteira com Ruanda.

– Que seja um momento propício para você que se diz cristão neste país, mas comete violências. O Senhor diz a ti: ‘Deponha as armas, abrace a misericórdia’ – declarou Francisco. Ainda nesta quarta, o líder católico se reunirá em Kinshasa com vítimas dos conflitos no leste do Congo e com representantes de obras de caridade.

Por Redação, com ANSA – de Kinshasa

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário