terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

MUNDO: Seis pessoas morreram em novo terremoto na Turquia; total de mortos passa de 47 mil

Seis pessoas morreram e quase 300 ficaram feridas no último terremoto que atingiu a Turquia e a Síria, disseram autoridades nesta terça-feira (21), duas semanas depois que um tremor matou mais de 47.000 pessoas e destruiu centenas de milhares de casas.

O novo terremoto de magnitude 6,4 na segunda-feira foi perto da cidade turca de Antakya e foi sentido na Síria, Egito e Líbano. O tremor foi seguido por 90 tremores secundários, disse a Autoridade de Gerenciamento de Desastres e Emergências da Turquia (AFAD). "Eu pensei que a terra iria se abrir sob meus pés", disse Muna Al Omar. Muna Al Omar e seu filho de sete anos, assim como centenas de outros desabrigados, vivem em uma tenda em um parque em Antakya depois que o terremoto de 6 de fevereiro, com magnitude 7,8, a forçou a sair de casa.

O ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, disse que 294 pessoas ficaram feridas neste terremoto, acrescentando que pacientes foram retirados de algumas unidades de saúde, que ainda estavam em operação, porque os edifícios racharam. O número de mortos na Turquia é de 41.156 pelo terremoto, o pior desastre em 80 anos do país, e cerca de 385.000 apartamentos foram destruídos ou danificados. A vizinha Síria registra 5.939 mortes.

O governo do presidente Tayyip Erdogan enfrentou críticas sobre o que muitos turcos disseram ser uma resposta de emergência lenta ao primeiro terremoto e sobre a regulamentação para construções, que não impediu que milhares de prédios desmoronassem sobre as vítimas quando o desastre ocorreu.

Via: G1

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário