sábado, 4 de fevereiro de 2017

MUNDO: Austrália, Indonésia e Filipinas têm protestos contra ordem migratória de Trump


Manifestantes protestaram na Austrália, na Indonésia e nas Filipinas neste sábado (4) contra a ordem executiva emitida pelo presidente Donald Trump de proibir a entrada de refugiados e imigrantes de sete países de maioria muçulmana nos Estados Unidos. 

Segundo a agência Associated Press, cerca de mil pessoas se reuniram em Sydney para se manifestar contra a decisão do republicano e pedir que a Austrália feche seus campos de processamento situados em ilhas de Papua Nova Guiné e Nauru. 

As relações entre EUA e Austrália ficaram tensas na última quinta-feira (2). Depois de o "Washington Post" divulgar detalhes de um telefonema ríspido entre Trump e o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, o presidente americano classificou um acordo de troca de refugiados com a Austrália como "idiota". 

Com a resolução, firmada com o ex-presidente Barack Obama no final do ano passado, os EUA reassentariam até 1.250 postulantes a asilo retidos nos campos de processamento em Papua Nova Guiné e Nauru. Em troca, a Austrália reassentaria refugiados de El Salvador, Guatemala e Honduras. 

Em Sydney, os manifestantes carregavam cartazes que diziam "tortura de refugiados, vergonha da Austrália" e "sem paredes, sem campos, sem proibições". Protestos anti-Trump também foram registrados em Canberra, Newcastle e Hobart, segundo a Reuters. 

Indonésia e Filipinas

Em Jacarta, capital da Indonésia, 30 ativistas fizeram um protesto em frente à embaixada dos Estados Unidos, pedindo ao governo americano que suspenda a proibição de imigração. A Indonésia tem a maior população muçulmana do mundo, mas não está entre os países que enfrentam restrições com a ordem de Trump. O vice-presidente Jusuf Kalla disse, porém, que as políticas podem levantar "suspeitas" em relação aos muçulmanos. 
 
Ativistas filipinos também levantaram bandeiras e cartazes em uma marcha em direção à embaixada dos EUA no país. O protesto aconteceu em Manila, capital do país.
G1


PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário