sexta-feira, 5 de abril de 2024

EDUCAÇÃO: Governo do RN prevê entrega de nove IERNs no primeiro semestre

O Governo do Estado prevê a entrega de nove Institutos de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERNs) no primeiro semestre deste ano. Atualmente, dez unidades estão com obras em andamento, com a sede em construção na Zona Oeste da capital potiguar, no bairro de Felipe Camarão.

Com investimento total de R$110 milhões, os IERNs representam um marco para a educação profissionalizante. Das dez unidades que estão em construção, nove têm previsão de entrega no primeiro semestre deste ano. Os IERNs de Natal e Campo Grande são os que estão com a construção mais adiantada, cerca de 90%. Os de Jardim de Piranhas e Alexandria, pouco mais de 80% e os demais (Tangará, Umarizal, Touros, Areia Branca e São Miguel) estão com cerca de 60% construídos.

Somente a unidade de Santana do Matos deve ser entregue depois, porque a construção não chegou ainda a 50%. Os institutos partem de um novo conceito, em que as unidades serão referência na educação profissional e desenvolvimento de tecnologias e inovação na rede estadual. As unidades ofertarão cursos que estejam adequados à realidade sociocultural local e matriz econômica em potencial da região.

Recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a integração de três futuros IERNs à rede federal de ensino: as unidades de Touros, Umarizal e São Miguel serão os primeiros a fazer parte dessa parceria. A integração se dará por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (Seec) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), órgão responsável pela formulação e implementação de políticas públicas nessa área.

Essa iniciativa visa alinhar o projeto pedagógico dos IERNs com os Institutos Federais (IFs), para garantir oferta robusta de cursos técnicos de Educação Profissional e Tecnológica. As unidades contarão com salas de aula, laboratórios, área de convivência, bloco administrativo, quadra poliesportiva, refeitório, banheiros, salas dedicadas ao ensino profissionalizante, biblioteca e auditório.

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RN, o deputado Francisco do PT explicou que a expansão do Ensino Profissional é necessária para proporcionar uma formação sólida e alinhada às demandas locais, assegurando mais possibilidades para os jovens potiguares.

Via: Agora. RN 

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário