segunda-feira, 5 de junho de 2023

REFLEXÃO: PERDÃO

A coisa mais maravilhosa que Deus nos assegura é que, quando Ele perdoa nossos pecados, Ele também os esquece. Deus os elimina completamente de sua mente. “Vinde, pois, vamos resolver a questão”, diz o SENHOR: “Embora os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve, ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã” – Isaías 1:18

Como seres humanos, é difícil para nós esquecer, no entanto, existem inúmeras escrituras nos ordenando a “perdoar uns aos outros” em Mateus 6:14 lemos – “Porque, se perdoardes outras pessoas quando pecam contra você, vosso Pai celeste também te perdoará “. Efésios 4:32 diz: “Seja gentil e compassivo para com o outro, perdoando uns aos outros, como em Cristo, Deus os perdoou.” José é um grande exemplo de um coração perdoador. A Bíblia nos dá muitas razões pelas quais José poderia ter sido um homem muito amargo. Seus irmãos o odiavam e o venderam como escravo. A esposa do seu chefe o acusou falsamente de um crime grave que acabou mandando ele para uma prisão egípcia. O copeiro-chefe do Faraó prometeu ajudá-lo mas deixou ele lá na prisão. Apesar de todas estas coisas, José não permitiu que nenhuma raiz de amargura tomasse posse de sua vida.

Um cristão que não perdoa pode colher amargura e a perda das recompensas eternas. “Faça todo esforço para viver em paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Tenha cuidado de que ninguém perca a graça de Deus e que nenhuma raiz de amargura cresça até causar problemas, contaminando muitos” – Hebreus 12:14-15. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas. Mateo 6:14-15 

O perdão é uma decisão da vontade. Uma vez que Deus nos manda perdoar, temos que fazer uma escolha consciente de perdoar. Isto liberta aquele que perdoa do passado. O ofensor pode não desejar o perdão e pode não querer modificar, porém Jesus disse: “Mas eu vos digo, amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” Mateus 5:44. Idealmente, o ofensor vai querer a reconciliação, mas se não, o prejudicado deve ainda dar a conhecer a sua decisão de perdoar.

Muitas vezes Deus nos dá a capacidade de perdoar, esquecer, e as vezes curar as feridas do nosso passado. No entanto há momentos em que é impossível para realmente esquecer ofensas que foram cometidas contra nós, especialmente quando ocorrem circunstâncias que nos lembrar delas. Não podemos seletivamente “apagar” os eventos de nossa memória. A Bíblia, porém, afirma que Deus será misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais” – Hebreus 8:12.

Deus é onisciente. Deus sabe que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus “ – Romanos 3:23. No entanto, perdoando-nos, Ele nos trata como se o pecado não tivesse ocorrido. Se nós pertencemos a Ele pela fé em Cristo, Deus não retém nossos pecados contra nós. Nesse sentido, devemos “perdoar e esquecer.” Se nós perdoamos alguém, devemos agir como se nunca tivesse ocorrido irregularidades. Nós nos lembramos da transgressão, mas vivemos como se não tivesse ocorrido. Efésios 4:32 nos diz: “Antes sejam bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

A Bíblia diz: “Não se vingem, queridos amigos meus, mas deixem espaço para a ira de Deus, porque está escrito: “Minha é a vingança, eu retribuirei”, diz o Senhor” – Romanos 12:19. Então, devemos compreender que Deus é o único que julga.

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário