Para combater os abusos de
algumas estrelas das redes sociais, entre acusações de fraude e promoção de
remédios e produtos que trazem risco à saúde, o Parlamento francês aprovou uma
lei que regulamenta o marketing de influenciadores digitais. O texto foi
aprovado pela Câmara na quarta-feira e ratificado por unanimidade no Senado
nessa quinta-feira.
Com
a aprovação da nova lei, a França passa a ser o primeiro país da Europa a
regulamentar as postagens de influenciadores nas mídias sociais, regulando o
que as pessoas podem monetizar e promover on-line. As penalidades previstas
para quem infringir a nova lei são de até dois anos de prisão e multa de € 300
mil (cerca de R$ 1,6 milhão).
A
nova lei proíbe a criação de conteúdo pago que promova o tabagismo, cirurgias
estéticas e alguns tipos de dispositivos médicos e, ainda, certas modalidades
de produtos financeiros. Haverá restrições para a promoção de criptoativos e de
esquemas de apostas – a promoção de jogos de azar só poderá ser realizada em
redes sociais que consigam limitar o acesso de menores de idade.
Alguns
‘influencers’, que costumam ter um grande número de seguidores e podem definir
tendências, usam sua reputação para promover produtos ou serviços, mas muitas
vezes não declaram que estão aceitando dinheiro em troca de anunciá-los.
–
A lei da selva acabou – declarou o parlamentar socialista Arthur Delaporte.
Via: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário