quarta-feira, 14 de outubro de 2020

POLÍTICA: Brasil tem ao menos 29 candidatos que disputaram todas as eleições desde 2000

Levantamento do Poder360 com mais de 2 milhões de CPFs mostra que 29 dos atuais candidatos nas eleições de 2020 concorreram em todas as disputas eleitorais brasileiras desde 2000. São 11 pleitos consecutivos. A cada 2 anos, essas pessoas se inscrevem no sistema do TSE e tentam conquistar uma vaga, nas disputas municipais ou gerais.

Para o cientista político e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Sérgio Praça, essas pessoas podem ser rotuladas como candidatos profissionais. Entre os 29 candidatos, 17 conquistaram pelo menos uma vez o cargo pelo qual concorriam. Outros 11 ficaram de suplentes. Apenas 1 nunca foi eleito: o presidente do PRTB, Levy Fidelix.

Mineiro de 68 anos, Levy Fidelix se candidata desde 1986 e carrega 16 pleitos nas costas. Nunca ganhou. Apesar disso, afirmou: “É a 1ª eleição que disputo na minha vida”. A frase faz referência às peculiaridades da eleição deste ano, que é realizada durante a pandemia, o que resulta em maior importância da internet. “As outras não eram eleições, você já entrava 10 a 0″, disse.

O presidente do PRTB já se candidatou a quase todos os cargos eletivos, menos para senador. Agora, concorre à Prefeitura de São Paulo e conta com o apoio do vice-presidente Hamilton Mourão, cabo eleitoral do partido. “A chance de ganhar é bem maior”, aponta sobre a relevância da internet e o apoio de Mourão.

O cenário, no entanto, não é promissor. Na última pesquisa Ibope, feita de 30 de setembro a 1º de outubro, o mineiro aparece com 1% das intenções de voto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Via: Poder360

PUBLICIDADE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário