quinta-feira, 22 de outubro de 2020

MUNDO: Ataque aéreo atinge mesquita e deixa 12 mortos e 14 feridos no Afeganistão

Um ataque aéreo do exército afegão atingiu uma mesquita e matou 12 pessoas e feriu 14 na província de Takhar, no nordeste do país, disseram autoridades locais nesta quinta-feira (22).

Hadi Jamal, porta-voz de uma unidade militar afegã, confirmou o incidente, mas disse que "não está claro se o ataque matou acidentalmente civis e crianças" e disse que uma investigação foi aberta. Segundo o correspondente do jornal "The New York Times" no Afeganistão, Mujib Mashal, o ataque aéreo "atingiu o lugar errado" e as 12 vítimas eram crianças que estavam estudando.

Já o porta-voz da polícia de Takhar, Khalil Aseer, afirmou à agência de notícias France Presse que as vítimas eram 11 menores de idade e um imã que estavam estudando o Alcorão. O vice-presidente afegão, Amrullah Saleh, negou as informações em uma rede social: "A notícia de que crianças foram mortas em uma mesquita em Takhar é infundada".

A região de Takhar tem sido palco de intensos combates entre as forças de segurança e os talibãs nos últimos dias, e os alvos do ataque eram combatentes do Talibã. Ao menos 37 soldados do governo foram mortos nas últimas 72 horas, segundo a agência de notícias Reuters, em uma ofensiva do Talibã para invadir o distrito de Baharak, na mesma província do incidente.

O conflito ocorre em meio a negociações do governo afegão com o Talibã por um acordo. Os Estados Unidos assinaram um com o grupo em fevereiro, para encerrar o conflito de 19 anos. O acordo prevê que tropas americanas e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sairão do Afeganistão até abril de 2021.

Via: G1

PUBLICIDADE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário