segunda-feira, 28 de outubro de 2019

MUNDO: Direita liderada por Salvini vence eleições em reduto da esquerda italiana

 Uma aliança de direita liderada por Matteo Salvini venceu, com 57,5% dos votos, a eleição regional de domingo (27) na Úmbria, no centro da Itália, em um duro golpe para a coalizão nacional que governa a Itália. A advogada Donatella Tesei, integrante da Liga e também apoiada pelo partido Força Itália, de Silvio Berlusconi, vai governar a região.

Os adversários, o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático, que formaram uma coalizão inédita na região com a candidatura de Vincenzo Bianconi, ficaram com 37,6% dos votos. É a primeira vez em meio século que a esquerda perde o governo da Úmbria. Salvini, que viajou para Perúgia, capital da Úmbria, para celebrar a vitória ao lado de Tesei, considerou os resultados "extraordinários".

"Os resultados que vimos na Úmbria estamos vendo em todo o país. Este não é um governo que representa o povo italiano", disse Salvini à Rádio 24. "Não acho que [o governo] possa durar muito mais tempo", acrescentou, repetindo sua exigência de eleições nacionais antecipadas.

O ex-ministro do Interior elogiou os moradores da Úmbria "por terem escolhido a liberdade em nome de 60 milhões de italianos". Em agosto, Salvini deixou a coalizão com o 5 Estrelas - na expectativa de que o gesto trouxesse novas eleições que, segundo as pesquisas, ele venceria com facilidade.

 Em vez disso, o Movimento 5 Estrelas se uniu ao rival, o Partido Democrático, na esperança de minar o apoio a Salvini e a seu partido, a Liga. A coalizão substituiu, a nível nacional, a aliança a Liga e o 5 Estrelas, que durou pouco mais de um ano.

A Úmbria, uma região agrícola, tem apenas 900 mil habitantes, mas a eleição local era considerada um teste para a coalizão. Agora, o centro das atenções está na votação de 26 de janeiro do ano que vem, em Emilia Romagna - uma região do norte da Itália que tem mais de quatro vezes a população da Úmbria e que é o coração histórico da esquerda do país.

A centro-direita ganhou 8 eleições regionais diretas desde o último pleito nacional, em março de 2018.

Via: G1

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário