A fala enérgica, as
insinuações mirabolantes, termos despojados e as múltiplas menções a Deus
serviram para o candidato Cabo Daciolo (Patriota) se transformar em um dos
protagonistas do primeiro debate presidencial dessa eleição. Segundo os dados
do Google Trends, o deputado fluminense foi o participante que mais cresceu nas
buscas na internet. Guilherme Boulos (PSOL) foi outro nome que capitalizou
bastante com sua participação no debate, já Marina (Rede) e Alckmin (PSDB)
ficaram na lanterna no índice de pesquisa.
Antes da transmissão da Band
ser iniciada, Jair Bolsonaro praticamente monopolizava as buscas no google, com
70% do total. Porém, ao final do debate, sua porcentagem caiu para 25%, quase
empatado com Cabo Daciolo, que saiu de 1% para 22%. Ciro Gomes e Guilherme
Boulos também foram nomes bastante procurados, e chegaram aos 14%. Por outro
lado, Marina Silva e Geraldo Alckmin, candidatos dos mais antigos no pleito,
dividiram a lanterna, com míseros 4%.
O termo relacionado a
Daciolo mais procurado no Google foi “Ursal”, que significa a “União das
Repúblicas Socialistas da América Latina”. O assunto surgiu no momento mais
inusitado do debate, quando o deputado perguntou a Ciro Gomes sobre suas
supostas ligações com o Foro de São Paulo e a Ursal. O pedetista não segurou o
riso, e respondeu que Daciolo não lhe conhecia, pois ele nunca fez parte de
nenhuma das organizaçoes citadas.
O Rio, domicílio eleitoral
do deputado, foi o estado de onde mais se originaram as buscas sobre Daciolo.
Ao longo do debate, ele protagnoziou vários momentos que levantaram a plateia.
Logo na sua apresentação, outros candidatos riram discretamente, por causa da
sua fala enérgica. Já nas considerações finais, ele puxou uma bíblia e leu um
trecho.
Pelo perfil das buscas, o
estilo cômico de Daciolo foi o que alavancou o interesse do público, e não seus
projetos de governo, que mesclavam entre o nacionalismo, as estatizações e a
religiosidade.
Marina e Alckmin estagnados. A lanterna da corrida
digital foi dividida por Marina Silva e Alckmin. Apesar dos dois candidatos já
serem bastante conhecidos, o que diminui a necessidade de pesquisa, chamou a
atenção o desinteresse que a audiência demonstrou pelos dois nomes. A Rede, por
exemplo, partido de Marina, costuma promover ações na internet para alavancar a
candidata. Mas dessa vez parece não ter funcionado.
O
Globo
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