quinta-feira, 23 de agosto de 2018

ECONOMIA: Sondagem mostra que atividade industrial potiguar cresceu menos em julho


A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, mostra que, em julho, a indústria potiguar cresceu menos do que em junho, após compensar o impacto econômico provocado pela greve dos caminhoneiros, ocorrida nos últimos dez dias de maio.

Acompanhando o desempenho positivo da produção, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 72% para 74% entre junho e julho, e foi considerado pelos empresários consultados como acima do padrão usual para meses de julho, o que não ocorria desde agosto de 2011. O número de empregados, por sua vez, apontou queda, apesar do aumento da produção, mantendo a tendência que vem sendo observada desde outubro de 2017. Além disso, os estoques de produtos finais cresceram em relação ao mês anterior, e ficaram acima do nível desejado pelo conjunto da indústria.

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observa-se, em alguns aspectos comportamento diferenciado, mais favorável às médias e grandes. As pequenas indústrias apontaram capacidade instalada abaixo do usual para o mês, estoques de produtos finais estáveis e acima do desejado; e esperam manutenção nas vendas externas e queda no número de empregados nos próximos seis meses. As médias e grandes empresas, por sua vez, sinalizaram capacidade instalada acima do usual para julho, apontaram que os estoques de bens finais voltaram a crescer e estavam acima do nível planejado; e mostram expectativas otimistas em relação à quantidade exportada e ao número de empregados.

Para mais informações sobre a Sondagem potiguar, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário