sábado, 21 de outubro de 2017

EDUCAÇÃO: Lançamento do Campus Seguro inaugura projeto de universidade inteligente


 A segurança da comunidade universitária ganha reforço da tecnologia com o aplicativo Campus Seguro, lançado oficialmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nesta sexta-feira, 20, no Instituto Metrópole Digital (IMD). A solução foi desenvolvida pelo projeto Smart Metropolis do IMD, em parceria com a Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP), para garantir maior rapidez e qualidade no atendimento da segurança por meio do cadastro de ocorrências via celular.

Na ocasião, o coordenador do Smart Metropolis, professor Frederico Lopes, explicou as funcionalidades da ferramenta e destacou sua importância para o planejamento da DSP, a partir do fornecimento de informações e dados estatísticos. A versão inicial será disponibilizada nos próximos dias para dispositivos Android e contemplará o cadastro das ocorrências mais frequentes na UFRN. A equipe já trabalha na adaptação para o sistema operacional iOS, além da criação de novos recursos como botão do pânico, para uso em casos urgentes, e vias azuis, que sinalizam trajetos com monitoramento de câmeras para o usuário chegar ao seu destino.

O Campus Seguro é o primeiro produto lançado pelo projeto Smart Campus, coordenado pelo Smart Metropolis para desenvolver soluções tecnológicas que transformem a UFRN em um campus inteligente. A coordenadora do Smart Campus, Thaís Batista, anunciou o desenvolvimento de dois novos aplicativos voltados para a eficiência energética. Um deles fará o controle automático dos aparelhos de ar condicionado da universidade, enquanto outro irá monitorar o uso da energia elétrica em todas as unidades.

 Via:Agorarn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário