quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

EDUCAÇÃO: Maple Bear Natal conquista 10 medalhas para o RN em Olimpíada Internacional de Matemática


A Maple Bear Natal colocou o Rio Grande do Norte no topo da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras ao conquistar dez medalhas durante a competição, que foi realizada no mês de setembro, e teve os resultados divulgados nesta semana. Foram três medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze nas categorias regional (Nordeste) e nacional.

As competições acontecem por turmas, na própria escola, e os alunos resolvem de forma conjunta nove questões de matemática baseadas no cotidiano e uma em língua estrangeira. Os estudantes precisam demonstrar a resolução de cada questão e isso também é avaliado. As provas foram aplicadas de surpresa, aumentando ainda mais o desafio. Na olimpíada deste ano, a Maple Bear Natal conquistou três medalhas de ouro na categoria regional, competindo com outras escolas do Nordeste, com as turmas do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental, e conquistou duas medalhas de prata, com os alunos do 7º e 8º ano. A escola também foi vitoriosa a nível nacional, com quatro medalhas de prata, com as turmas do 4º ao 7º ano, e uma medalha de bronze, com o 8º ano do ensino fundamental II.

O professor de matemática Alex Alvarez esteve à frente das turmas medalhistas do 5º e 8º ano e avaliou a conquista como fruto de um trabalho continuado. Ele relembra que em 2019 a escola também garantiu três medalhas de ouro e duas de prata na mesma olimpíada, com as turmas que esse ano foram premiadas. “Desde o ensino infantil, os alunos da Maple Bear Natal trabalham a matemática para o cotidiano, para resolver problemas da vida, criando uma base para o futuro, em que terão um conhecimento muito forte sobre a matemática”, garantiu o professor. A professora Renata Freire, do 6º e 7º ano, destacou como a Matemática Sem Fronteiras promove a autonomia dos estudantes, que controlam todo o processo de resolução das provas, com um trabalho colaborativo. Essa postura está diretamente ligada à metodologia de ensino canadense desenvolvida na escola. 

“Na Maple Bear Natal, os estudantes são estimulados desde muito cedo a refletir e resolver problemas. E mais do que isso: eles explicam o pensamento deles, quais estratégias estão usando. Isso com certeza contribui para esse posicionamento diante do desafio e esses resultados na olimpíada”, asseverou. “É um resultado muito expressivo. Conquistas como essas evidenciam ainda mais o cuidado no desenvolvimento de habilidades e competências que contribuem para um processo de ensino e aprendizagem de excelência”, observou o professor Olavo Vitorino coordenador do ensino fundamental II da Maple Bear Natal.

Matemática Sem Fronteiras
A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF) é uma competição em equipes para estudantes do ensino fundamental e médio. No Brasil, a MSF é organizada pela Rede POC – Rede de Programas de Olimpíadas do Conhecimento, programa de intercâmbio que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela inovação, ciência e tecnologia. A MSF promove a aproximação do estudo da matemática, o interesse pelo trabalho cooperativo e mostra a importância das línguas estrangeiras modernas.

Via: Blog do BG

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário