sexta-feira, 3 de abril de 2020

SAÚDE: Natal imuniza 82 mil idosos e atinge meta de vacinação contra influenza


A capital potiguar atingiu a meta de vacinação do Ministério da Saúde imunizando 90% da população de idosos. O objetivo da campanha foi alcançado nessa quinta-feira (2) quando Natal registrou 82 mil idosos vacinados. A primeira etapa da ação segue até o dia 15 de abril, porém, de acordo com a  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o resultado positivo foi alcançado com antecedência porque houve o engajamento da população para proteger os idosos.

Com a meta alcançada, a partir de segunda-feira (6), a vacina passa a ser ofertada exclusivamente nas salas de vacina das 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Os postos volantes criados com auxílio de parceiros, como os drives na Arena das Dunas, Nélio Dias, Via Direta e pontos da Cruz Vermelha, Hospital Varela Santiago e Praça Augusto Leite, deixam de funcionar. A SMS Natal ainda ressalta que a vacina contra a influenza  não combate o novo coronavírus.

“Vamos continuar a vacinação nas unidades básicas para atender a demanda remanescente de 10% do público idoso e profissionais da saúde que ainda não compareceram nessa primeira etapa. Também vamos garantir as doses destinadas para os condomínios cadastrados na plataforma do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) onde os síndicos requisitaram a imunização nos imóveis”, destaca Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal. O laboratório recebe até 5 de abril novas solicitações para as aplicações em residência. O serviço poderá ser requisitado por meio do site natalvacinacaoidosos.lais.huol.ufrn.br “

A campanha continua até 22 de maio de acordo com o cronograma pré-estabelecido pelo Ministério da Saúde, sendo de 16/04 a 08/05 destinada a profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; de 09/05 a 22/05 voltada a professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto até 45 dias, pessoas de 55 a 59 anos sem doenças crônicas, pessoas com deficiência e população indígena em geral. Mais de 250 mil pessoas estão aptas a receber a vacina em Natal.

Via: Blog do FM
PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário