segunda-feira, 20 de junho de 2022

MUNDO: Candidato de esquerda, ex-guerrilheiro é eleito presidente da Colômbia

Os colombianos foram às urnas nesse domingo (19/6) para decidir o novo presidente do país. Quem saiu vitorioso do segundo turno foi Gustavo Petro, com 50,44% dos votos válidos. O seu adversário, Rodolfo Hernández, teve 47,31%. Os votos nulos somaram 2,24%. Os percentuais levam em conta 100% dos votos apurados.

A coalizão Pacto Histórico, da qual o vencedor faz parte, conta com Francia Márquez como vice. Ela é advogada, ativista pelo meio ambiente e direitos humanos e se consagra como a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Petro tem 62 anos e já foi deputado e prefeito da capital do país, Bogotá. É formado em economia e atualmente ocupa o cargo de senador pelo partido Colombia Humana, que ajudou a fundar. Entre as principais propostas do novo presidente eleito estão a realização de uma nova reforma agrária, implementação de fontes de energia renováveis, políticas voltadas às minorias sociais, desobrigação do serviço militar e reforma tributária.

Vitória da esquerda
No 1° turno, Petro saiu na frente, conquistando 40,32% dos votos contra 28,15% do adversário. A disputa, entretanto, ficou mais embolada no 2° turno. Petro faz parte da coligação Pacto Histórico, de esquerda. Ele integrou a guerrilha M-19, desmobilizada em 1990. Exilou-se na Europa e, ao retornar à Colômbia, foi eleito senador em 2006 e prefeito de Bogotá de 2012 a 2015. Venceu a disputa ao Senado novamente em 2018.

Logo após sua vitória ser anunciada, Petro celebrou o resultado em seu perfil no Twitter e disse desejar que “os sofrimentos sejam amortecidos na alegria que hoje inunda o coração da pátria”. O candidato de esquerda declarou que trata-se de uma “vitória para Deus e para o povo colombiano e sua história”.

Via: Metrópoles

PUBLICIDADE:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário