domingo, 18 de julho de 2021

REFLEXÃO: É confiável?

A mídia está divulgando que o Brasil infelizmente chegou à marca de 500 mil mortos pela covid 19. Não podemos negar os fatos, e muito mais quando reconhecemos a dor e a saudade das famílias que perderam um, dois ou mais entes queridos.

É inegável o estrago que esse vírus maldito vem causando no mundo. A medicina luta de um lado. A ciência se empenha por outro. Mas nem todos resistem. Eu chorei a partida de amigos e chorei com amigos que perderam parentes. Mas 500 mil? A CNN divulgou que o número de pessoas que morreram de AVC cresceu. Mas esses números não aparecem. Um amigo meu perdeu sua mãe para doenças cardiovasculares. Mas não pôde sepultar sua mãe porque no laudo alguém colocou covid. Cinco dias depois pediram desculpas por que o exame apontou negativo para covid 19.

Quem não lembra do caso do borracheiro de Pernambuco que sofreu um acidente de trabalho e veio a óbito, mas em seu laudo puseram covid 19. Dias depois, pediram desculpas. Mas já era tarde, a família não pôde sepultar. E como tantos, infelizmente  ele havia sido contabilizado. Perdi um amigo para pneumonia, ah que pena. Colocaram covid 19 também.

Eu sofro com quem está sofrendo. Chorei a partida de pessoas que amava. Mas ninguém morre mais de outra coisa nesse país? Em 2018 e 2019 foram pouco mais de 100 mil mortos de problemas cardíacos. De 100 mil caímos pra pouco mais de 40 mil em 2020 e 2021. Não é no mínimo estranho?

Presto meus sinceros sentimentos de pesar aos familiares que perderam alguém pro covid 19. Mas 500 mil?  Não sei não. Seria realmente confiável?

Texto: Gleyber Miranda

PUBLICIDADE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário